Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMCG amplia faixa etária para vacinação contra hepatite B

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, por recomendação do Ministério da Saúde, ampliou o limite da faixa etária para a vacina contra a hepatite B de 24 anos para 29 anos. A vacina é aplicada em todas as unidades de saúde do município e faz parte do calendário básico, no entanto, a imunização só é eficaz quando as três doses são administradas – com intervalos de um mês após a primeira dose e de seis meses após a segunda dose, conforme explica a coordenadora de Imunização do município, Tânia Jerônimo.

O vírus da hepatite B pode provocar hepatite aguda benigna, hepatite fatal, hepatopatia crônica e carcinoma hepatocelular. A doença é assintomática em 50% dos casos e a forma mais comum de transmissão é pela via sexual, seguida pelo uso de drogas injetáveis, transfusão de sangue e derivados, contaminação perinatal e intradomiciliar. Além de manter em dia as vacinas das crianças, os adultos também devem ficar atentos para a atualização da própria caderneta de imunização.

Além da hepatite B, é preciso se proteger também contra a difteria, o tétano, a febre amarela, o sarampo, a caxumba e a rubéola e a partir dos 20 anos quatro vacinas devem ser tomadas. A tríplice viral protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola e é aplicada em dose única; a vacina dupla adulto imuniza contra a difteria e o tétano, sendo necessária uma dose a cada dez anos; e a vacina contra a febre amarela também deve ser aplicada uma vez a cada dez anos.

A população adulta, além da vacinação de rotina, também deve ficar atenta para as campanhas nacionais, que acontecem no país desde 1980. Em 2011, foram realizadas três campanhas: contra a influenza ou gripe sazonal, contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo.

Gestantes que fizerem pré-natal e bebês que estão sendo amamentados também têm direito a receber benefício do governo federal

Desde o mês passado, as gestantes com idade entre 14 e 44 anos que estão fazendo o pré-natal das unidades de saúde do município têm direito ao recebimento de nove parcelas de R$ 32 e o mesmo valor também está sendo pago desde o mês de novembro para as crianças de até seis meses que estejam amamentando. Os benefícios têm como objetivo reforçar a importância do acesso das famílias aos serviços de saúde do município, além de contribuir para a proteção à mãe e ao bebê durante a gestação e os primeiros meses de vida da criança, elevando a renda familiar em duas fases essenciais ao crescimento e desenvolvimento da criança.

Os valores compõem um conjunto de benefícios pagos pelo Bolsa Família, cuja quantidade máxima por família foi ampliada de três para cinco benefícios e para ter direito, a grávida, independente da idade gestacional, deve ser acompanhada pela unidade de saúde. O procedimento será o mesmo já adotado no acompanhamento das condicionalidades da saúde no Bolsa Família e ela será beneficiada caso a família não receba cinco benefícios, limite atualmente estabelecido pelo programa.

Para a concessão do benefício à gestante não será obrigatório que ela já tenha iniciado o pré-natal, no entanto, uma vez concedido o benefício, ela deverá, obrigatoriamente, realizar os exames e consultas. Serão pagas nove parcelas mensais, uma para cada mês de gestação às famílias para as quais o benefício for concedido. O pagamento começa a partir da identificação da gestante e após a tramitação necessária para a inclusão do benefício na folha de pagamento do Bolsa Família. As nove parcelas serão pagas independentemente do mês em que a mulher venha a ser identificada como gestante.

Caso ela seja identificada no quarto mês de gestação, por exemplo, a família continuará recebendo o benefício mesmo após o fim da gestação, ou seja, receberá o benefício durante os cinco meses que restam da gravidez e por mais quatro meses após o parto, completando assim as nove parcelas. O benefício variável à gestante é vinculado ao Número de Identificação Social (NIS) da gestante beneficiária do Bolsa Família, podendo ser concedido mais de um benefício na mesma família, desde que não ultrapasse o máximo de cinco benefícios.

Para as crianças com até seis meses de vida que estejam sendo amamentadas, as parcelas começam a ser pagas após a identificação das informações cadastrais do recém-nascido no Cadastro Único e o benefício será concedido em seis parcelas consecutivas. Para que a família comece a receber o benefício, não será verificado se a criança está com o calendário vacinal em dia, nem se foi realizado o acompanhamento nutricional (verificação do peso e da altura). Porém, uma vez iniciada a concessão do benefício, para que a família continue a recebê-lo é necessário o controle dessas informações.

O não cumprimento dessas condicionalidades, tanto para as gestantes quanto para os bebês que estão sendo amamentados, poderá levar à suspensão do pagamento do benefício. O valor também será pago, independentemente do gênero (masculino ou feminino) ou grau de parentesco com o recém-nascido, para garantir melhores condições de nutrição à mãe, se ela for a responsável pela criança, e ao bebê, dada a grande relevância da amamentação nos primeiros seis meses de vida.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937