Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMJP inaugura primeira UPA da Capital nesta quinta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cerca de 400 pessoas serão beneficiadas, diariamente, com a implantação da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de João Pessoa. A UPA Oceania será inaugurada nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, 70. Equipada para atender casos de urgência de baixa e média complexidade, a UPA funciona dia e noite, inclusive nos fins de semana.

Foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões em construção e equipamentos. Segundo a diretora da UPA, Anne Helga Melo, a implantação da unidade irá facilitar o acesso ao atendimento de urgência e diminuir o volume nos hospitais. "Vamos reduzir ainda mais a necessidade da população ir a um hospital e, com isso, podemos desafogar as urgências de hospitais como o Complexo Hospitalar de Mangabeira”, ressaltou.

A Unidade de Pronto Atendimento vai funcionar 24 horas e será porta de entrada espontânea de urgência e emergência. A UPA estará articulada com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Serviço Móvel de Urgência (Samu) e unidades hospitalares, seguindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contrarreferência através das Centrais de Regulação Médica de Urgências.

Anne explicou que na unidade haverá um sistema de acolhimento, em sala própria, realizado por enfermeiros e baseado em classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. "A UPA funcionará com uma equipe multidisciplinar, entre eles, médicos clínicos e pediatras”.

A expectativa de atendimento por dia é de 300 a 400 pessoas, numa estrutura composta de 13 leitos, dividida por cores que se referem à prioridade dos atendimentos de acordo com a classificação de risco.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências.

São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Samu, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos