Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hosana ao Rei do Céu e da terra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor é o portal de entrada para a celebração da grande Semana, a Semana Santa. “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor” (Mc 11, 10) é a acalorada aclamação da multidão de Jerusalém, que gritava ao receber Jesus. Homens, mulheres e crianças exprimiam seu louvor, entusiasmaram-se por receber o Messias em seu meio. O que significa Jesus entrando em Jerusalém e qual a relação disso conosco? Para uma resposta mais contextual, trago à tona as palavras sábias do Papa Francisco: “Na realidade, como entrou em Jerusalém, assim deseja entrar nas nossas cidades e nas nossas vidas. Como fez no Evangelho, montando um jumentinho, Ele vem a nós humildemente, mas vem ‘em nome do Senhor’: com a força do seu amor divino, perdoa os nossos pecados e nos reconcilia com o Pai e com nós mesmos”.

O sentido principal da entrada de Jesus em Jerusalém está orientado para o cumprimento da Vontade de Deus. Jesus, mesmo sendo aclamado como Rei, caminha para o trono da Cruz. O caminho dramático do Senhor traz para a consciência dos homens o quanto Deus nos ama. A Cruz conta-nos a “trama” misericordiosa de Deus, “trama” que desconcertou os passos errantes dos homens, fazendo-os herdeiros do Caminho da Vida, o caminho do céu!

O reinado de Jesus opõe-se aos reinados do mundo, pois “é um rei que quebra os arcos de guerra, um rei da paz, um rei da simplicidade e um rei dos pobres” (Bento XVI). Celebrar Domingo de Ramos não é celebrar algo do passado, mas é assumir o lugar da multidão que aclamava o Senhor com o Hosana, e podemos fazer isso em cada Eucaristia celebrada com os irmãos de fé. “Como então o Senhor entrara na Cidade Santa, cavalgando o jumentinho, assim, agora, sem cessar, a Igreja O via chegar sob as humildes aparências do pão e do vinho. A Igreja saúda o Senhor na Sagrada Eucaristia como Aquele que vem agora mesmo, que entrou no meio dela. E ao mesmo tempo saúda-O como Aquele que permanece, sempre O que vem e nos encaminha para a sua vinda” (Bento XVI).

A Semana Santa é uma estrada que devemos peregrinar e, como peregrinos, caminhamos para o Senhor. Ele, que se entrega por todos, faz-Se Peregrino, vem ao nosso encontro e nos aponta à sua subida para o trono da Cruz e para a alegria de Sua Ressurreição. Levantar os ramos só tem sentido mediante o esforço interior e missionário de estar com o Senhor, aonde quer que Ele nos leve. Vida ou Morte, pertencemos ao Senhor da Vida!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel