Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP visita Hemocentro para conhecer laboratório da paternidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hemocentro da Paraíba, pioneiro na realização de exames de DNA que comprova a paternidade ou maternidade, recebeu na tarde desta quarta-feira (1º) a visita da promotora de Justiça Nara Torres Lemos, que coordena o Projeto “Nome Legal” do Ministério Público Estadual.  Recentemente a Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou uma parceira com o MP para a realização de exames para confirmação de paternidade dentro do projeto instituído pelo Ministério Público.

A promotora afirmou que veio conhecer as instalações do Laboratório de Biologia Molecar e Paternidade do Hemocentro da Paraíba como também definir as formas de como serão feitos os encaminhamentos e os dias para a realização das coletas. “Nós temos boas referências sobre esse laboratório e por isso achamos por bem firma essa parceria”, comentou Nara Torres. Ao final da visita, a promotora elogiou o serviço e disse não ter dúvidas de que esta parceria trará bons frutos para as duas instituições e principalmente para a sociedade.

A coordenadora do laboratório, Crisemy Benício, garantiu que será dado todo apoio técnico para a realização do exame que define a paternidade por meio do exame de DNA. Ela explicou que mensalmente são realizados 580 exames para definição de paternidade, sendo 460 oriundos da Vara da Família e 120 do Ministério Público. Segundo a coordenadora, toda a tramitação, desde a realização do exame até a decisão na esfera judicial, pode durar 30 a 60 dias.

O laboratório conta com dois bioquímicos, dois biomédicos, dois enfermeiros, um auxiliar administrativo, um digitador e uma enfermeira. Os exames são realizados nas segundas e terças-feiras o dia todo e na quarta pela manhã. Crisemy Benício explicou que para agilizar ainda mais os serviços, principalmente no que diz respeito à liberação dos laudos, a Secretaria de Estado da Saúde está adquirindo programas de software e outros recursos tecnológicos. Para a confirmação da paternidade, atualmente o laboratório usa a técnica do PCR (Reação de Cadeia do Polimerase), que vem sendo utilizada com confiabilidade e exatidão nos resultados.

Ela explicou que a coleta de sangue é feita pela “pulsão digital”, uma das técnicas mais avançadas. São coletadas duas amostras de sangue do suposto filho, duas do suposto pai e uma da mãe e colocadas em um cartão semelhante ao usado no teste do pezinho. Logo em seguida é feita a extração do DNA para confirmação do vínculo genético e determinação do pai biológico.

Essa técnica é usada por instituições forenses e de pesquisas e por laboratório de diagnóstico para DNA nos Estados Unidos e na Europa, pelo FBI (Polícia Americana), Biobank, no Reino Unido e Polícia Francesa, e no Brasil pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc), Fiocruz, USP, Unicamp, UFRS e Hospital das Clínicas do Paraná, sendo que esses dois últimos são referências.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino