Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Líder de Oposição denuncia ingerência de secretárias em projeto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Fernando Milanez (PMDB), líder de oposição na Câmara Municipal, procurou hoje à tarde o Parlamentopb para denunciar o que classificou de ingerência da secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, e da titular da Educação, Ariane Sá, no trabalho legislativo. Ele contou ter recebido do presidente da Casa Napoleão Laureano, Durval Ferreira (PP) um parecer técnico assinado por Roseana e pela secretária de Educação, Ariane Sá, recomendando a rejeição, pelo legislativo municipal, de um projeto de autoria de Milanez destinado à criação de uma política de combate à obesidade. O texto ainda sugere aos vereadores que aprovem um outro projeto, de autoria do socialista Bira Pereira, prevendo a criação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar.

– Eu queria saber quem pediu a opinião das secretárias a esse respeito. Isso é um caso inédito no Brasil de ingerência de um poder sobre o outro. Secretários não têm que sugerir, recomendar e nem dar palpite sobre os projetos elaborados pelos vereadores. Roseana Meira e Ariane Sá não dão conta nem dos assuntos de suas respectivas Pastas. Roseana, aliás, conseguiu gerir a Saúde de João Pessoa e ainda atrapalha a do Estado. Não venham fazer graça! Deixem meus projetos tramitarem. Quem tem que decidir sobre a aprovação ou não são os vereadores, livremente, sem a ingerência das secretárias ou qualquer intervenção externa.

No parecer técnico assinado pelas duas secretárias, é dito que as políticas de combate à obesidade já estão implantadas na rede municipal: "Uma dieta saudável deve ser incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal (…). A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com outras Secretarias afetas a essa temática transversal têm desenvolvido ações de prevenção, promoção e proteção de crianças e adolescentes com predisposição à obesidade". Nas conclusões do parecer, está escrito: "A Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a área técnica responsável pela execução do Programa Nacional de Alimentação do Escolar da Secretaria Municipal da Educação não recomenda a criação de um programa específico de combate à obesidade uma vez que o fortalecimento ações de prevenção, controle e tratamento da obesidade vêm ocorrendo no âmbito municipal através dos programas e ações já existentes. Por sua vez, recomenda a aprovação do projeto de lei que cria o SISMAN (Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) que tem como relator o vereador Bira e do projeto de Lei Cantina Saudável, uma vez que estes já contemplam os aspectos relacionados a esta política aqui pleiteada".

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB