Governo da Paraíba promove Semana da Visibilidade Trans 2026

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria das Mulheres e da Diversidade Humana (Semdh), realiza entre os dias 27 e 30 de janeiro a Semana da Visibilidade Trans, com atividades em João Pessoa e Campina Grande. A programação reúne ações de cidadania, empregabilidade e cuidado integral, fortalecendo direitos, ampliando o acesso a serviços e valorizando as narrativas e produções culturais de pessoas trans e travestis.

A agenda tem início na segunda-feira (27), às 13h30, no Centro de Referência LGBT de João Pessoa – CERLGBT Pedrinho, com a oficina “Alimentação, Corpo e Afirmação de Gênero”. Conduzida por estudantes da UFPB vinculados ao Espaço LGBT+ Pedrinho, a atividade propõe um espaço educativo e acolhedor para diálogo sobre alimentação, autocuidado e bem-estar nos processos de afirmação de gênero. A abordagem prioriza a troca de saberes e o respeito às diversas experiências trans, sem caráter clínico ou prescritivo, incluindo temas como cuidados alimentares durante o uso de hormônios, possíveis impactos metabólicos da hormonização, alimentação como estratégia de redução de riscos e análise crítica de conteúdos recorrentes nas redes sociais.

Na terça-feira (28), às 14h, a programação segue para Campina Grande, no CERLGBT CG Luciano Bezerra, com o debate “Empregabilidade e Geração de Renda para a população Trans e Travesti”. A atividade reúne a procuradora do Trabalho Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho (MPT), representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Sine Estadual, além de usuários do serviço, para discutir desafios, caminhos e estratégias de inserção e permanência no mercado de trabalho.

O encerramento ocorre na quinta-feira (30), em João Pessoa, com ações voltadas à documentação civil e à cultura. Das 9h às 15h, o CERLGBT Pedrinho realiza o mutirão “Meu RG, Minha Cidadania”, iniciativa de retificação de documentos para pessoas trans, garantindo o direito ao nome e à identidade de gênero e fortalecendo o acesso a direitos.

A partir das 17h, a programação cultural ocupa a Funesc com a atividade “Narrativas Trans: Literatura, Cinema e Dissidências”. Na Livraria A União, acontece a mesa “Entre Palavras e Políticas” e o lançamento dos livros “Sobrevivi para contar” (Dayanna Louise, 2025), “Nas esquinas do cuidado” (Julia Bueno, 2025) e “Ori, e a Última I.A e Alma” (Alice Cavalcante, 2026).

Às 19h30, no Cine Banguê, serão exibidos três documentários seguidos de debate e encerramento: “Mar e Leme” (2020, 6min10s) — imersão de um corpo trans não binárie em processos de luto, transfobia, racismo e sobrevivência, com direção/roteiro de Raiz Ferreira; “Corpos Invisíveis” (2025, 17min56s) — retrato de mulheres trans e travestis em Cajazeiras, no sertão paraibano, abordando território, trabalho, resistência e a retificação de documentos como caminho de acesso a direitos, dirigido por Joyce Montinelly; e “Pérola” (2025, 16min20s, classificação 14 anos) — relato íntimo de Pérola, mulher trans de 44 anos, em Campina Grande, que revisita origens, laços e sonhos enquanto rompe estigmas e enfrenta a violência e a discriminação, com roteiro e direção de Anna Karoline.

Semana da Visibilidade Trans – 2026 (Governo da Paraíba/Semdh)

27/01 (13h30) | João Pessoa

  • Centro de Referência LGBT – Pedrinho (João Pessoa) Oficina: Alimentação, Corpo e Afirmação de Gênero

28/01 (14h) | Campina Grande

  • Centro de Referência LGBT – Luciano Bezerra (Campina Grande)
  • Debate: Empregabilidade e Geração de Renda para a população Trans e Travesti
  • Participações: MPT (Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho), TRT, Sine Estadual, usuários(as) do CERLGBT CG

30/01 (9h às 15h) | João Pessoa

  • CERLGBT JP – Pedrinho Mutirão: Meu RG, Minha Cidadania

30/01 (17h e 19h30) | João Pessoa

  • Funesc – Livraria A União (17h)
  • Cine Banguê (19h30)
  • Encerramento: Narrativas Trans — Literatura, Cinema e Dissidências

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa

6cbf3856-2914-4b81-8e33-2741aa558230

PRF apreende 23 kg de Skunk e detém quatro pessoas no Agreste paraibano

cfo2-2

Polícia Militar da Paraíba divulga resultado final do CFO 2026