Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Centro para Formação de Profissionais marca 1ª ação do Plano de Enfrentamento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Centro de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção ao Usuário de Crack e outras Drogas será lançado nesta  terça-feira (26), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, no Centro de João Pessoa. O Centro faz parte do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas “União pela vida contra o crack”, cuja coordenação é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH).

 

Essa é a primeira ação do plano “União pela vida contra o crack”, que conta com a participação do Programa Estadual de Políticas Sobre Drogas, várias secretarias de Estado, Ministério Público, organizações não governamentais e lideranças comunitárias. “Muitos profissionais serão capacitados para melhor atender a população, a exemplo de médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários. Inicialmente serão oferecidas 350 vagas no Instituto Federal da Paraíba”, observou a coordenadora do Instituto, Vânia Medeiros.

 

Durante a cerimônia de lançamento haverá uma palestra com a especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maria Clara Schnaidman Suarez, que é coordenadora de Saúde Mental do Município de Sorocaba (SP).  Além desta apresentação haverá a socialização da experiência do plano “Pacto pela vida”, com especialistas de Pernambuco.

 

O Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas possui três frentes: repressão qualificada, levantamento da rede sócio-assistencial e prevenção. Na primeira, foram identificadas áreas de maior incidência e consumo. Na Capital, os bairros Rangel, Mandacaru e São José foram apontados com maior índice de dependentes da droga.

 

No levantamento da rede foram elencados: 20 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 45 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e 216 leitos em hospitais públicos e 37 em pronto atendimento em saúde mental. No aspecto prevenção, o Governo do Estado está elaborando uma série de ações através das secretarias de Desenvolvimento Humano, Educação, Mulheres, Juventude e Cultura, que terá como projeto-piloto o bairro São José, em João Pessoa.

 

Além das secretarias de Estado, Ministério Público, prefeituras e lideranças comunitárias, o Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas “União pela vida contra o crack”, conta com o apoio de várias entidades, a exemplo da Remar, Cunhã, Amazona e Essor.

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel