Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Frente Parlamentar Municipalista se reúne na próxima semana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A primeira reunião da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa da Paraíba deve ser realizada na próxima terça ou quarta-feira. Os integrantes da Comissão- Branco Mendes (presidente), Léa Toscano, Gilma Germano, Arnaldo Monteiro e Vituriano de Abreu- vão traçar as estratégias de atuação para este ano.

A Comissão foi criada por sugestão de Branco Mendes (DEM), Vituriano de Abreu (PSC) e João Henrique (DEM) e conta com o apoio de outros oito deputados que foram prefeitos e defendem o municipalismo, a exemplo de André Gadelha, Tião Gomes, Francisca Motta, Arnaldo Monteiro, Léa Toscano, entre outros. 

De acordo com Vituriano de Abreu, a criação da Frente Municipalista pela Assembleia representa um avanço do Poder Legislativo paraibano. “Precisamos, agora, fazer um movimento sólido e capaz de produzir ações positivas em favor dos municípios, uma vez que todos eles, hoje, vivem de migalhas”, declarou Vituriano de Abreu.

Ele tem se destacado na Assembleia como o maior defensor do municipalismo. Defender que a Frente Municipalista precisa formatar um documento para ser encaminhado pela Assembleia Legislativa para a presidente Dilma Rousseff e para os congressistas, com propostas que contemplem os municípios brasileiros, como um todo.

“Precisamos fazer com que nossa voz e a voz dos prefeitos cheguem ao Poder Central”, disse Vituriano, para quem o Parlamento estadual não pode se omitir dos problemas que acontecem nos municípios, que formam a base do País.

Medicina legal – Em requerimento ao Governo do Estado, Vituriano de Abreu pediu a instalação de uma unidade do Instituto de Medicina Legal (IML) em Cajazeiras. Hoje, segundo ele,  todas as autópsias, laudos cadavéricos, exames de lesões corporais, constatação de embriaguez (ou intoxicação por substância de qualquer natureza), constatação de violência sexual, sanidade mental, constatação de idade, constatação de doença sexualmente transmissível e todas as demais perícias que interessem à Justiça do Alto Sertão paraibano são realizados em Patos ou Campina Grande. Para ele, é inadmissível que uma pessoa agredida saia de Cajazeiras e Sousa, para fazer um exame em Patos.

“Ressalte-se que muitas cidades do Alto Sertão paraibano ficam distantes da cidade de Patos, podendo registrar a distância de até 230 km. Além disso, o IML de Patos é limitado a determinados exames”, disse Vituriano. E acrescentou: “Sendo assim, a instalação de uma unidade do Instituto de Medicina Legal em Cajazeiras, beneficiará a população da cidade, bem como a das cidades circunvizinhas na medida que será possível fornecer ao Poder Judiciário a perícia científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de delitos daquela cidade e das demais regiões vizinhas, dando maior celeridade a elaboração dos laudos e, consequentemente, a solução dos casos que interessem à Justiça”.

Correio da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos