Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TJ prepara mutirão para reduzir processos em João Pessoa e Mangabeira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Justiça da Paraíba deverá realizar um mutirão para acelerar os julgamentos dos processos nos 2º e 4º juizados especiais de João Pessoa e no 2º Juizado Especial Regional de Mangabeira. O presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, após reunir-se com diretores dos fóruns e juízes titulares daquelas unidades judiciais, na manhã desta terça-feira (19), determinou a elaboração de um projeto de resolução, que será levado à apreciação do Conselho da Magistratura. A previsão é para que o mutirão aconteça entre os meses de maio e junho.

O desembargador Abraham Lincoln mostrou-se preocupado com a situação dos juizados ao receber de cada um relatórios que comprovam a necessidade de providências pelo Tribunal. O objetivo do mutirão é acelerar os julgamentos dos processos. Entende o desembargador, que os juizados têm como finalidade a celeridade na prestação jurisdicional. “Não se admite que existam audiências marcadas para o final do ano”, observou o presidente.

O juiz Ricardo Freitas, titular do 4º Juizado Especial, disse que a realização do mutirão será importante para acelerar os julgamentos dos processos que já estão com audiências marcadas para o mês de dezembro. A iniciativa vai reduzir o número de processos e antecipar as decisões, em benefício dos jurisdicionados. Paralelamente a essa iniciativa, outras ações estão sendo implantadas pela Presidência do Tribunal, ou seja, a designação de assessores para ajudar os magistrados. No 4º Juizado tramitam 8.200 processos e mais de 1500 audiências estão agendadas até o final do ano.

No 2º Juizado Especial a situação não é diferente. O juiz Geraldo Pontes revelou que existem uma média de 8.900 processos ativos e em torno de 6 mil audiências marcadas até outubro, situação que se agrava no 2º Juizado Especial de Mangabeira, onde o número de processos chega a 15.7 mil, segundo informações do juiz Edvaldo Albuquerque.

Para a realização do mutirão o Tribunal de Justiça vai convocar em torno de 20 juízes de outras comarcas, que durante oito semanas, todos os sábados, participarão do esforço concentrado. Para tanto, estão sendo arregimentados também, servidores e juízes conciliadores. O presidente da OAB/PB, Odon Bezerra, participou da reunião com os magistrados e manifestou a satisfação dos advogados com iniciativa do Tribunal em buscar as soluções para desafogar e acelerar os julgamentos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1