Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

OAB, CNJ e TJ discutem redução das Custas Judiciais na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Provocados pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), os conselheiros do CNJ, Jorge Hélio e Jefferson Kravchichyn, estiveram na Paraíba, nesta segunda-feira, 4, e terça-feira, 5, para discutirem com o Tribunal de Justiça, e a própria OAB-PB, a redução das custas judiciais do Estado, que, conforme estudo do CNJ, são as mais caras do Brasil.

Na manhã desta terça-feira, ocorreu, na sala da presidência do TJ-PB, uma reunião com representes do CNJ, OAB’s e dos Tribunais de Justiça e do Trabalho dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte para discutir a questão de forma regional. Na oportunidade, o conselheiro Jefferson Kravchychyn explicou que é preocupação do CNJ buscar um meio para uniformizar as custas judiciais em todas as regiões do País, já que existem distorções que precisam ser corrigidas.

Kravchychyn acrescentou que a solução do problema passa por três pontos: primeiro, a curto prazo, a criação de uma guia única de recolhimento em todo o país; segundo uma auditagem eletrônica nas custas; e finalmente a elaboração de um projeto de Lei Federal. "A idéia não é fazer nada de cima para baixo, mas trabalhar com os tribunais. Em julho deveremos ter uma grande reunião geral com todos os tribunais de Justiça, para recolhermos sugestões finais para o anteprojeto de lei que submeteremos ao Pleno do CNJ e em seguida ao STF, que é quem irá remetê-lo ao Congresso para análise dos deputados e senadores. Acredito que no final do ano chegaremos a solução do problema", afirma Kravchychyn.

Já o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, destacou que é inconcebível que a Paraíba, mesmo sendo um dos estados com um dos menores PIB’s e IDH, tenha a custas mais caras do Brasil. “Isso acarreta prejuízos enormes para os advogados e a sociedade em geral, principal interessada na questão, e se constitui num indiscutível obstáculo ao acesso à Justiça”, comentou ele acrescentando, que a OAB-PB elaborou no ano passado um anteprojeto de Lei, com proposta de redução das custas no Estado, e encaminhou ao Executivo e ao Judiciário.

Apesar da situação adversa, Odon considerou positiva a reunião, já que, na sua opinião, as discussões estão avançando. “Estamos discutindo de forma madura e com parâmetros para chegar um denominador comum. Sabemos que a questão é complicada, por que o TJ não pode renunciar receitas, mas a OAB entende que não se trata de renúncia e sim de uma adequação a realidade socioeconômica da Paraíba, que vai gerar divisas para o Tribunal, uma vez que população irá procurar mas a Justiça com as custas minoradas”, sustentou.

Além de Odon, representaram a OAB na reunião o conselheiro federal Walter Agra, o tesoureiro da OAB-PB, Antônio Gabínio, e o tesoureiro da OAB Nacional, Miguel Cançado. Odon finalizou destacando que lutar pela redução das custas foi um dos principais itens de sua plataforma de campanha para eleger-se presidente da Ordem, por isso só irá “sossegar quando conseguir, com apoio da OAB nacional, do CNJ e da própria sociedade, tornar concreta toda essa tarefa”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba