Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Detran começa a distribuir adesivos para identificar veículos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran – PB) começou nesta terça-feira (29) a distribuir os adesivos com o símbolo internacional de surdez para os condutores de veículos do Estado que possuem problema auditivo. Em solenidade na manhã desta terça-feira (29), na sede do órgão, em Mangabeira, o Governo da Paraíba reuniu representantes de órgãos de trânsito e de instituições de assistência aos deficientes auditivos para lançar oficialmente a açaõ.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, representando o governador Ricardo Coutinho na solenidade, afirmou que a lei é uma medida fundamental e que possibilita a mobilidade do portador de necessidade especial é uma das condições para lhe garantir autonomia. A secretária ressaltou uma fala do governador Ricardo de que a inclusão é um processo que nós devemos persistir nele. Ela destacou que o atual governo prioriza políticas consistentes que garantem a inclusão no ensino regular, e nos serviços e programas do Governo. “É um processo que nós ainda temos muito a construir e com o Governo Ricardo Coutinho nós estamos dando passos decisivos nesta construção”, declarou.

Já o superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho, destacou que o cumprimento da Lei Federal 8.160, de janeiro de 1991, que não vinha sendo colocada em prática há 20 anos, representa o respeito à cidadania dos deficientes auditivos. Com o adesivo em seus carros, as 144 pessoas portadoras de deficiência auditiva cadastradas no Detran até o momento, terão mais segurança no trânsito porque os demais condutores de veículos e os agentes de trânsito identificarão os automóveis conduzidos por uma pessoa surda. Em determinados casos, os deficientes auditivos não serão multados no trânsito, o símbolo internacional de surdez evitará determinadas abordagens a essas pessoas.

A lei estabelece que “é obrigatória a colocação, de forma visível, do ‘Símbolo Internacional de Surdez’ em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso”. O símbolo internacional de surdez poderá ser colocado no vidro traseiro do veículo permitindo que o motorista de ambulância, policiais, resgate e outros possam identificar que o condutor é surdo. O mesmo adesivo pode ser colocado no vidro dianteiro. Para que os policiais ou oficiais possam saber que o condutor é surdo, evitando problemas durante a abordagem. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já identifica o condutor surdo, mas nem sempre ele tem a oportunidade de exibir o documento e evitar infrações indevidas.

A procuradora-chefe substituta da Procuradoria Geral da República na Paraíba, Ilia Freire Fernandes Borges, revelou que o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual tiveram um papel fundamental na concretização do cumprimento da lei do Símbolo Internacional de Surdez. A matéria vinha sendo discutida desde 2008 e agora no atual governo um direito fundamental de dirigir com maior segurança passa a ser uma realidade com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRAN), tenente-coronel Socorro Uchoa, revela que o símbolo internacional de surdez vai facilitar o trabalho dos policiais quando envolver veículos conduzidos por deficientes auditivos. Haverá uma maior comunicação e mudanças na forma de abordagem ao condutor especial. Por outro lado, os demais motoristas também terão maior cuidado ao identificarem os adesivos.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Genésio Vieira, revelou que o deficiente auditivo deve ter um tratamento diferenciado por parte das autoridades policiais de trânsito e a implantação do Símbolo Internacional de Surdez nos carros dessas pessoas é uma medida justa e necessária.

Luiz Carlo André, representante da ONG Educar para a Vida, com sede em Santa Rita, parabenizou o Governo do Estado por colocar em prática uma lei que dá um direito aos portadores de deficiência auditiva que não era cumprida na Paraíba há 20 anos. Presente ao evento a vice-presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa Deficiente, Aparecida Perazzo, ressaltou que o órgão é parceiro do Detran nesta ação de governo e que trata-se de um grande benefício a quem tem surdez e dirige veículos automotores. Carol Estrela, representante da STTRANS, revelou que o momento é ímpar e parabenizou a iniciativa. Na solenidade alguns deficientes auditivos receberam os adesivos, a exemplo de Leandro Andrade Maciel e o senhor Lelcio Mesquita, que, com ajuda de um intérprete, demonstrou sua satisfação pelo direito ao adesivo em seu carro.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais