Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo diz que Conferência deu início a Agenda de Política do Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A I Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável superou as expectativas que o Governo do Estado tinha em relação à capacidade mobilizadora e o interesse das pessoas envolvidas com o evento. A avaliação positiva é do governador Ricardo Coutinho, que encerrou a conferência no início da tarde desta sexta-feira (25), no Cine Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa, para uma plateia engajada na proposta de crescimento econômico e social da Paraíba.

O governador, falando a empresários, intelectuais, executivos de instituições de fomento, pesquisadores de universidade, trabalhadores, representantes das igrejas e gestores públicos, afirmou que a conferência construiu espaços comuns onde o poder público e a sociedade civil discutiram a criação de uma agenda para que a Paraíba se desenvolva ao longo dos próximos anos e que a partir desse primeiro passo possa ser criada uma política pública de Estado, e não simplesmente uma política de governo.

“Esse é o grande desafio que está colocado não apenas para o governo, mas essencialmente para a sociedade civil organizada e não organizada que dialoga com o governo em busca de um projeto de construção de uma política de desenvolvimento sustentável para a Paraíba”, destacou.

Ricardo Coutinho afirmou que as propostas construídas na conferência serão avaliadas para ser implantadas pela gestão. “Mas o jogo que o Governo do Estado se propõe a jogar vai ser o jogo da transparência, da busca da convergência, da busca da co-responsabilidade, mas fundamentalmente na construção dessa política pública de Estado”, assegurou o governador.

Câmaras do Desenvolvimento –
O governador ressaltou que o trabalho das Câmaras do Desenvolvimento que discutiram e elegeram propostas continua. Dentro de 30 dias todos os integrantes estarão em reuniões de trabalho dando prosseguimento ao que começou ser planejado na I Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável.

Foram realizadas oito Câmaras de Desenvolvimento com o objetivo de abrir espaço para a participação de representantes dos vários segmentos organizados da sociedade paraibana na construção do Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento Estadual durante os próximos exercícios administrativo-financeiros. Cada Câmara foi responsável pela discussão de um tema específico relacionado às várias áreas de atuação administrativa do Estado. Os temas são os seguintes: Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Agropecuária e Pesca; Infraestrutura e Logística; Micro e Pequenas Empresas;  Indústria, Comércio e Serviços; Turismo; Ciência e Tecnologia; e Recursos Minerais.

De acordo com o governador, a Paraíba tem uma localização estratégica e uma infraestrutura que darão ao Estado uma competitividade importante.  Ele ressaltou que a Paraíba será muito mais forte se tiver a capacidade de elaborar com os demais estados uma política regional. Lembrou que o Complexo de Suape, em Pernambuco, não é apenas daquele estado, mas, é um equipamento construído com recursos do povo brasileiro e que tem uma importância estratégica para o Nordeste.

Bancos –
A participação das instituições de crédito na conferência foi outro ponto destacado pelo governador. Os bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentaram aos congressistas todas as linhas de créditos disponíveis e se colocaram à disposição do Governo do Estado e do setor produtivo paraibano para contribuírem com o crescimento da Paraíba.

Empreender PB – O desempenho positivo do Empreender JP, vivenciado em João Pessoa foi outro tema citado pelo governador, que solicitou aos representantes das instituições bancárias atenção especial para o Programa Empreender Paraíba, que tem uma proposta de levar a todas as  regiões do Estado a ativação de cadeias produtivas através da política de Estado. “Essa é uma agenda que vai ter, da parte do Governo, a abertura e a capacidade de aprender também”, finalizou o governador, agradecendo a participação dos mais de 800 participantes da conferência nestas quinta (24) e sexta-feira (25).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba