Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

AL-PB quer debater Reforma Política com bancada paraibana no Congresso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O atual processo de reforma política no país será tema de discussão, nos próximos dias, na Assembleia Legislativa da Paraíba, com a participação de representantes da bancada federal paraibana. Essa é a proposta apresentada pelo deputado estadual Branco Mendes (DEM), primeiro secretário da Mesa Diretora, que apresentou requerimento solicitando a realização de uma sessão especial com a finalidade de aprofundar o debate em torno desse assunto.

Na justificativa, o deputado Branco Mendes informa que a reforma política no Brasil é atualmente uma exigência do povo brasileiro e vem sendo tema de discussão desde a campanha eleitoral de 2006. “É preciso aprofundar o debate com os nossos congressistas, juristas e representantes dos mais variados segmentos da sociedade”, argumentou.

O parlamentar ressalta, na justificativa, que urge a confecção de uma legislação clara e politicamente justa e que esse processo tem que nascer nos estados, de baixo pra cima, com a participação popular. “É necessário que nos detenhamos em uma análise mais aprofundada daquilo que já se discute e que já avança no seio da sociedade brasileira, a fim de que possamos oferecer a nossa parcela de contribuição nesse processo”, declarou.

Brancos Mendes, em documento anexo a justificativa,  mostra um histórico publicado nos anais da Câmara Federal, o qual traça um perfil da história recente em torno das discussões da reforma política no Brasil. O documento informa que desde 2006, após o denominado “escândalo do mensalão”, a lei das eleições nº 9.504/97 sofreu diversas alterações  no sentido de reduzir os custos das campanhas e tornar o processo eleitoral mais transparente.

Após o episódio do “mensalão” a Câmara Federal decidiu iniciar a discussão em torno de um projeto mais profundo de reforma política, realidade abraçada pela sociedade brasileira, segundo ressalta o deputado Branco Mendes, ao justificar sua propositura.

O deputado ressaltou também que a conhecida fidelidade partidária é outro assunto que merece destaque dentro do processo de reforma política partidária. “Em relação à fidelidade partidária, que não foi ainda analisada profundamente pelo Congresso Nacional, coube ao Supremo Tribunal Federal dirimir dúvidas em vários processos que desembarcar naquela suprema corte. Em suma, na área eleitoral, não há regras claras, fato que dá margem a várias interpretações jurídicas”, acrescenta o deputado, na justificativa.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas