Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cartaxo cobra reabertura do Pavilhão do Chá

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) está cobrando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a reabertura imediata do Pavilhão do Chá, que está fechado há mais de quatro anos. O local foi restaurado e reinaugurado, em agosto do ano passado, mas segundo taxistas, comerciantes e pessoas que trabalham nas proximidades, continua abandonado, servindo como abrigo para vândalos, usuários de drogas e profissionais do sexo, além de ser ponto de assaltos.
          
O taxista José Roberto da Costa, que há anos trabalha no local, diz que a situação do Pavilhão do Chá é uma desmoralização e que o número de passageiros diminuiu. “O Pavilhão do Chá só está servindo para o uso de drogas e bagunça. Faz quase um ano que houve a inauguração, mas a estrutura já esta toda suja e se quebrando e não apareceu ninguém até agora pra administrar, só pra destruir”, afirmou.

O Tribunal de Justiça fica ao lado da Praça Venâncio Neiva e, segundo Nilo Franco, que é servidor do Tribunal, a verba poderia ter sido reutilizada. “Só fizeram gastar dinheiro e agora ninguém pode utilizar. Poderiam ter gasto o recurso em outra área, principalmente saúde. No final de semana, a praça vira uma baderna. Estão destruindo o patrimônio público”, ressaltou.

A Igreja Adventista também fica próxima à praça e, com medo da violência, o pastor Marcos Rodrigues teve que mudar o horário dos cultos de domingo. “Ficamos felizes quando foi inaugurado, porque imaginávamos que iria movimentar esse espaço localizado numa área tão nobre e não sabemos o porquê ainda está fechado. Nossos membros estão com medo ao ponto que tivemos que antecipar o horário do culto no domingo, que antes era às 19h30, e agora é às 18h”, esclareceu.

O professor Camilo Lelis trabalha na Academia de Comércio Epitácio Pessoa, ao lado da praça, e lamenta a situação. “A reforma foi feita no período político para mostrar serviço, mas continua a mesma coisa e ninguém sabe o que vai ser feito. Mudou a aparência, mas continua sendo frequentada por drogados e prostitutas. Lembro que, anos atrás, o Pavilhão do Chá era bem frequentado e as famílias traziam as crianças para passearem nos finais de semana. Era realmente uma área de lazer”, recorda.

Um comerciante que trabalha na área e não quis se identificar, diz que a praça está intransitável. “Chegou ao ponto de termos que desviar o caminho, mudando o percurso para não passar pelo meio da praça. Queria que pelo menos os guardas municipais ou a polícia estivessem presentes para dar mais segurança”, afirmou.

O deputado Luciano Cartaxo ressalta que a reabertura precisa ser urgente. “Vejo com profunda tristeza que o Pavilhão do Chá está há mais de quatros anos sem funcionar. Como vereador, realizamos audiência pública, apresentamos proposta, e o que vemos hoje é o abandono completo de um equipamento que poderia ter sido devolvido às famílias pessoenses. Vamos nos empenhar para que essa reabertura seja imediata”, afirma.

A situação de abandono do Pavilhão do Chá vem sendo denunciada desde 2007 quando foi realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores proposta pelo então vereador Luciano Cartaxo.

Histórico – Segundo informações extraídas na Internet, a Praça Venâncio Neiva, onde está localizado o Pavilhão do Chá, foi construída pelo presidente Camilo de Holanda, em 1917. Destinava-se à prática da patinação e contava também com jardins, fontes e coretos. Testemunhas da época dizem que grande número de pessoas ia ao local nas tardes de domingos e feriados. O presidente João Pessoa demoliu a pista de patinação, mandando erguer o pavilhão central para fins de serviço dos chás das cinco, no estilo britânico. A partir daí, passou a chamar-se Pavilhão do Chá.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel