Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Advogado tranquiliza eleitores: Cássio é senador

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O advogado Harrison Targino, representante jurídico do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), conversou hoje à noite com o Parlamentopb e se definiu como tranquilo e aliviado pelo resultado do julgamento ocorrido no Supremo Tribunal Federal (STF) e que decidiu, por 6 votos contra 5 pela anulação da validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Com isso, o registro de candidatura de Cássio, negado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será, agora, concedido, gerando a confirmação da eleição do tucano como senador preferido pela maioria do eleitorado da Paraíba, com 1.004.183 sufrágios.

"Hoje o STF decidiu por 6 a 5 no caso de Henrique Bouças, de Minas Gerais. Mas, no início do julgamento, o STF adiantou que a decisão sobre este processo teria repercussão geral. O que foi definido hoje tem validade para os demais casos. A partir da decisão plenária, os relatores de cada caso julgarão na mesma linha, mas um processo só finda com seu julgamento. Espera-se que haja uma decisão monocrática de Joaquim Barbosa, ratificando a decisão colegiada com a urgência que o caso recomenda. O STF estabeleceu que a lei não será aplicada às eleições de 2010. Assim, Cássio tem seu registro garantido e os votos a ele dados serão tidos como válidos. É uma vitória da democracia. O eleitor de Cássio pode ter a certeza de que o voto não foi em vão. Cássio é senador. O que falta são os dias para um ato formal de Joaquim Barbosa botar no papel o que foi decidido hoje pelo Supremo", explicou Harrison.

Depois da batalha jurídica, Harrison lembrou os momentos iniciais do processo: "Isso reforça o que vimos dizendo desde a sustentação oral do TRE. A jovem democracia precisa de regras prévias e que não sejam decididas às vésperas ou durante o próprio jogo eleitoral. É isso que diz o artigo 16 da Constituição que tem como objetivo evitar casuísmos eleitorais".

O registro de candidatura de Cássio Cunha Lima ao Senado foi rejeitado por 6 a 1 no TRE da Paraíba. No TSE, o placar pela rejeição foi de 4 a 3.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta