Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dilma garante prioridade para obra de abastecimento na PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A presidente da República Dilma Rousseff garantiu a execução da Vertente Litorânea, obra de abastecimento de água. A obra, que compreende a construção de um canal de 112 quilômetros de extensão entre as barragens de Acauã e Araçagi, está orçada em R$ 800 milhões. A presidente disse que o projeto faz parte das obras prioritárias para a região Nordeste. A chefe do Executivo Federal falou sobre o assunto durante o VII Fórum de Governadores do Nordeste, realizado nesta segunda-feira (21), na cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe.

Além da Vertente Litorânea, a presidente também citou a execução das obras de transposição da Bacia do Rio São Francisco, que irá beneficiar vários municípios do semi-árido nordestino, como uma das ações que terão tratamento especial durante o seu Governo.

Segundo a presidente, a região nordestina será tratada como prioridade na sua gestão. Os caminhos para o desenvolvimento nordestino, segundo Dilma Rousseff, têm que passar por uma política de erradicação da miséria e da diminuição das desigualdades sociais; projetos de geração de renda e de incentivo ao empreendedorismo; projetos de infraestrutura hídrica, incluindo a conclusão da integração da bacia do Rio São Francisco, fortalecimento da agricultura irrigada, construção e manutenção de barragens, além da  ampliação do ensino técnico e da Universidade Federal e Estaduais.

“O Nordeste é prioridade. Queremos construir um projeto de desenvolvimento com inclusão social. Por isso, o Nordeste é o nosso grande compromisso. Aqui o Brasil começou e aqui o Brasil continua. A construção do novo Nordeste é um projeto nacional e não regional. O Nordeste sempre foi visto como um grande problema e nós percebemos a região como solução. Não há solução para o Brasil sem passar pelo Nordeste”, afirmou.

Erradicação da pobreza – Dilma Rousseff anunciou ainda a para o início do próximo trimestre a implantação da política nacional de erradicação da miséria. Conforme disse, esse programa será contemplado com a execução de projetos que diminuam as igualdades sociais e que tenham forte direcionamento para a geração de emprego e renda.

Ela aproveitou ainda para pedir aos governadores nordestinos que ajudem o Governo Federal a cumprir com esse objetivo, através da elaboração de projetos que tenham essa linha, principalmente que beneficiem o semi-árido. 

Empreendedorismo – A presidente Dilma Rousseff fez um importante destaque a política de incentivo aos pequenos e médios empreendedores e da agricultura familiar, projetos que são a linha de frente do projeto político do governador Ricardo Coutinho na Paraíba.

A petista reconheceu a necessidade de fortalecer a economia a partir do fortalecimento dos pequenos comerciantes e agricultores.  “Outro eixo é o nosso projeto de empreendedorismo nordestino. Precisamos fortalecer os Arranjos Produtivos Locais. Nós temos que olhar as diferentes iniciativas do Nordeste. Temos que estimular os pequenos e médios vitoriosos. Nós iremos dar uma grande importância a esse tipo de iniciativa, além da política de agricultura familiar. É impossível o Brasil encarar a questão da miséria, sem o desenvolvimento da agricultura familiar”, comentou.

Novidades – Outra novidade anunciada pela presidente foi a criação da Secretaria Nacional de Irrigação, que estará ligada ao Ministério da Integração Nacional. A presidente também anunciou o fortalecimento do Banco do Nordeste que, para ela, irá funcionar como “braço financeiro da Sudene”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul