Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Interpoderes decide manter repasse do duodécimo em 60 mi/mês

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os integrantes da Comissão Interpoderes se reuniram na tarde desta quinta-feira, 10, e definiram que o repasse do duodécimo para os poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE) será de R$ 60 milhões por mês no primeiro quadrimestre do ano. Isso significa que o valor repassado pelo Executivo para os demais entes do Estado nos meses de fevereiro, março e abril continua o mesmo que foi repassado no mês de janeiro, após ajustes realizados na primeira reunião da comissão no dia 20 de janeiro.  

Após a exposição do governador Ricardo Coutinho e do secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins sobre a realidade fiscal e financeira do Estado, os representantes dos poderes discutiram com o Governo o repasse do duodécimo e chegaram a um consenso no sentido de continuarem colaborando com a retomada do equilíbrio econômico do Estado. A secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, fez uma avaliação positiva da reunião e elogiou o gesto dos representantes dos poderes de participar das discussões e colaborar com a busca pela saúde financeira do Estado. Ajustes – Ela ressaltou ainda que mesmo com os cortes promovidos pelo Estado, como o de 30% do custeio e da redução de 4,7% no repasse do duodécimo em relação a dezembro do ano passado, o serviço da dívida aumentou de forma que há um corte de um lado e uma descompensação do outro.

“É bom deixar claro que o equilíbrio não acontece de um mês para o outro e é necessário ajustes para se adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e se chegar ao equilíbrio fiscal. Outro caminho será muito danoso para o Estado da Paraíba”, comentou.

Os números apresentados pelo secretário chefe da Controladoria do Estado, Luzemar Martins, demonstram que ainda há um forte desequilíbrio fiscal. Segundo ele, o déficit previsto para dezembro de 2011 é de R$ 326 milhões, mesmo com as reduções de 30% no custeio do Executivo e com a redução na folha de pessoal em relação a dezembro de 2010. A segunda reunião do ano da Comissão Interpoderes contou com a presença do governador Ricardo Coutinho; de secretários de Estado; do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln; do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Catão e do sub-procurador geral do Estado, Nelson Lemos.

Próxima reunião – A próxima reunião acontecerá no dia 17 de março. Antes disso, a comissão técnica, formada por servidores da área financeira de cada Poder, vai discutir qual o parâmetro irá determinar o duodécimo em relação a receita ordinária e não mais da Receita Corrente Líquida como era feito anteriormente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS