Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Couto denuncia roubo de computador da ONG Dignitatis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O primeiro pronunciamento do deputado Luiz Couto na Câmara Federal, nas breves comunicações da nova legislatura, foi o relato da invasão ocorrida na sede da ONG Dignitatis – Assessoria Técnica Popular, no dia 31 de janeiro, onde vários equipamentos foram levados, incluindo a CPU do principal computador, onde vários documentos sobre os trabalhos de defesa dos Direitos Humanos estavam arquivados. De acordo com Luiz Couto, a entidade foi responsável pelo encaminhamento ao STJ do pedido de federalização das investigações sobre a morte do advogado e defensor dos Direitos Humanos Manoel Mattos, que completa dois anos nesta sexta-feira.  

 
Segundo o relato de Couto, a sede da ONG Dignitatis teve a janela danificada anteriormente, no dia 15 de dezembro, por um disparo de arma calibre 22 e, ainda, a porta danificada no dia 13 de dezembro.
 
De acordo com relato dos associados da ONG ao deputado, o furto da CPU foi realizado entre a tarde de domingo (30/01) e a manhã de segunda-feira (31/09), pois pessoas que trabalham noutra organização, localizada na mesma casa, em sala vizinha, estiveram no local até o meio dia do dia 30 de janeiro de 2011.
 
O curioso, segundo Couto, é que os associados da ONG procuraram informações sobre a ocorrência de algo estranho na vizinhança e obtiveram informações de que no mesmo dia (domingo), das 12h às 20h, havia um carro da Polícia Militar parado na rua.
 
De acordo com a perícia solicitada pela entidade, uma primeira análise (informal), os peritos apontaram que o arrombamento não apresenta características de um furto comum, mas que indica a nítida intenção de mascarar uma invasão com fins de obter objetos e itens específicos, no caso a CPU roubada. Contudo, um relatório oficial ainda será produzido pelos peritos e encaminhado ao delegado designado pelo governador Ricardo Coutinho para subsidiar o inquérito policial.
 
A organização junto com os parceiros encaminhou relatos aos secretários e governador do Estado da Paraíba, Conselho Estadual e Nacional de Direitos Humanos, Ministérios da Justiça e Secretaria Especial de Direitos Humanos e instâncias internacionais de Direitos Humanos (OEA e ONU).  
 
“A preocupação maior é com a integridade das pessoas que trabalham na entidade de defesa dos Direitos Humanos, já que nos últimos anos temos presenciado muitas ocorrências contra esses defensores, a exemplo de perseguições e até morte como foi o caso do companheiro Manoel Mattos”, destacou Luiz Couto.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos