Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comissão da Câmara derruba parecer contra projeto que cria o programa ‘Não Aborte – Doe’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CCDHDC) derrubou, na manhã desta segunda-feira (26), o parecer contrário do vereador Junio Leandro (PDT) ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1.130/2022, da vereadora Eliza Virgínia (PP), que cria o incentivo a adoção legal denominado ‘Não Aborte – Doe’. O colegiado ainda acatou outros quatro PLOs.

O projeto ‘Não Aborte – Doe’ também garante a responsabilização administrativa em caso de eventual quebra do sigilo de informações acerca do nascimento e do processo de entrega direta de bebês para adoção por gestantes na Capital. A matéria ainda estabelece que o sigilo deve ser resguardado mesmo que a decisão de entrega da criança para adoção seja tomada pela gestante antes do parto ou logo após o nascimento do bebê, e que os serviços de saúde e de assistência social, públicos e privados, que prestarem atendimento à gestante ficam obrigados a manter o sigilo das informações e do processo.

O relator da matéria, Junio Leandro, alegou que a norma tenta criar uma situação que infringe diretamente o direito da mulher, pois a Legislação Federal garante que mulheres tenham o direito de tomar decisões nos casos previstos no art. 128 do Código Penal Brasileiro (hipóteses de aborto legal). “Essa lei estabelece que a adoção legal deverá ser opção prioritária nos casos que o aborto legal é autorizado, ou seja, os estabelecimentos de saúde seriam obrigados a proceder com um convencimento que contrapõe ao direito da vítima. Ficou evidente o afrontamento ao procedimento das equipes de saúde, quando ficou estabelecido a proibição da equipe de saúde não dialogar com a paciente sobre sua decisão pessoal. Desta forma, a equipe médica ficará proibida de dialogar sobre possíveis riscos clínicos de sua decisão”, argüiu.

Ele ainda destacou, em sua decisão contrária a matéria, que o aborto legal é direito garantido em lei no Brasil, sendo as instituições hospitalares corresponsáveis pelo acesso à saúde dessas mulheres. No artigo 128 do Decreto-Lei n.º 2.848, de 07 de dezembro de 1940, está claro que aborto é considerado legal quando a gravidez é resultado de abuso sexual ou põe em risco a saúde da mulher. O presidente da Comissão, Coronel Sobreira (MDB), e os vereadores Luís Flávio (PSDB) e Toinho Pé de Aço (PMB) derrubaram o parecer de Junio Leandro alegando serem contra o aborto.

Pareceres favoráveis aprovados

Outros PLOs acatados foram os seguintes: o 1.210/2022, do Coronel Sobreira (MDB), que dispõe sobre a proteção da pessoa idosa, do aposentado e do pensionista nos procedimentos de contratação não presencial de empréstimos consignados e de cartão de crédito consignado, no município de João Pessoa; e o 1.363/2023, de Odon Bezerra (PSB), que assegura às pessoas com impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, inclusive os decorrentes do uso de órteses, próteses, marca-passo e implantes, o direito de receberem atendimento diferenciado e de serem submetidas a medidas alternativas de inspeção para o acesso a locais sujeitos a controle de segurança, em conformidade com as determinações previstas em regulamento.

Dois projetos do vereador Bruno Farias (Cidadania) também receberam parecer favorável: o 1.514/2023, estabelecendo que os promotores e/ou realizadores de eventos públicos, de natureza gratuita ou onerosa, em teatros, áreas de shows, palestras e lugares afins, bem como nos estádios de futebol e ginásios esportivos do município de João Pessoa deverão reservar locais exclusivamente para a acomodação de pessoas com deficiência física, que façam uso de necessidades especiais para sua locomoção, devendo ser permitida também, a permanência neste local, do acompanhante do deficiente físico; e o PLO 1.676/2023, instituindo a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental, que constitui estratégia para a integração e articulação das áreas de educação e saúde no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde mental no âmbito do Município.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

CMJP 30

Câmara terá semana com entrega de honrarias e sessões comemorativas

Gramado, ruas demoronam

Rua desmorona em Gramado e moradores abandonam casas

PRF 31

PRF prende líder de grupo criminoso em Cabedelo

Estoquista

Sine-JP inicia semana ofertando mais de 220 vagas de empregos

luizcouto1

Parlamentares e militantes se solidarizam com Luiz Couto depois de críticas de Jackson Macêdo

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa