Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pleno recebe denúncia contra Dr. Verissinho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, na sessão ordinária de ontem, recebeu a denúncia nos autos da Notícia-Crime nº 999.2010.000443-4/001, para que seja instaurada uma Ação Penal contra o ex-prefeito do Município de Pombal, Abmael de Sousa Lacerda. A decisão, unânime, teve a relatoria do desembargador João Benedito da Silva.

De acordo com relatório, o prefeito realizou, durante o exercício financeiro de 2003 e 2004, três licitações na modalidade de convite (nºs 064/2003, 015/2004 e 038/2004), com o objetivo de contratar empresas para a realização da limpeza urbana do Município de Pombal. A primeira e a segunda, no valor de R$ 32.049,00 e, a terceira, no montante de R$ 69.579,00, todas para contratação de veículos para coleta de lixo.

Ainda segundo o relatório, a segunda licitação apresenta o mesmo valor da primeira, lançada três meses antes. Entretanto, a terceira, expedida após igual prazo, teve um aumento de 117% para a realização dos mesmos serviços, fato que estaria a demonstrar a existência de ajuste entre os licitantes. Além disso, as licitações foram lançadas a intervalo de três meses, para atender um serviço público de natureza permanente.

O ex-prefeito ressaltou, em sua defesa preliminar, falta de justa causa para a instrução penal, tendo em vista a ausência de prejuízo ao erário, certificado pelo Tribunal de Contas do Estado, uma vez que houve a efetiva prestação de serviços por partes dos licitantes vencedores.

Em seu voto, o desembargador João Benedito observa que a denúncia do MPPB descreve, perfeitamente, a ocorrência dos fatos típicos, antijurídicos e culpáveis, havendo indícios suficientes da autoria e prova inicial segura da materialidade, com possibilidade de prosperar a imputação, tornando viável, consequentemente, a acusação.

“Considerando que o noticiado não conseguiu, em sua defesa preambular, demonstrar, prima facie, a improcedência da acusação impingida à sua pessoa, é de se receber o pórtico acusatório, com a consequente instrução da persecutio criminis.”, concluiu o relator.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito