Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paciente com esclerose múltipla aguarda medicamento negado pelo Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mafalda Moura

A Secretaria de Saúde do Estado chegou em 2011 com sérias pendências. Uma delas é o repasse de medicamentos para pessoas em tratamentos sérios de saúde. A falta da medicação pode ser fatal, mas esse fato não parece ter comovido o antigo secretário. Agora, com a mudança de governo a “herança maldita” foi repassada, e as dificuldades existentes desde o governo anterior parecem impedir o atendimento das solicitações da população.

A família de João Pereira da Silva Filho, já em cadeiras de rodas, dependendo de assistência e acompanhamento permanente, está desesperada. Ele é portador de doença neurológica, de caráter degenerativo, rara e incurável: Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA, e necessita de medicamentos não comerciais, que são fornecidos apenas Secretaria de Saúde do Estado. A secretaria por sua vez já avisou que não dispõe da medicação.

Os familiares já entraram com uma ação junto à justiça, mas infelizmente não obtiveram êxito. De acordo com eles, apesar da decisão judicial, a Secretaria de Saúde insiste em alegar a falta do medicamento.

 – É inaceitável, pois enquanto isso não se resolve, o paciente fica prejudicado, o que afeta seu estado psicológico e emocional, e com isso a doença vai acelerando. O respeito à dignidade humana e à decisão judicial, instâncias superiores na manutenção dos direitos do cidadão, estão sendo suplantados por questões de ordem burocrática e administrativa, que acabam incorrendo em riscos à vida de seres humanos, afirmou o cunhado da vítima, Manuel Ferreira.

O caso – No último dia 24 de dezembro o neurologista Dr. Paulo Virgolino da Nóbrega receitou no CAIS Jaguaribe o medicamento RILUTEK, 60 comprimidos, para ser tomado duas vezes ao dia. A Secretaria de Saúde só forneceu 30 comprimidos, sob a alegação da falta do medicamento. Preocupada com a situação e perspectiva da falta prolongada do medicamento, a esposa de João Pereira da Silva Filho se dirigiu ao Ministério Público Federal – Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, onde firmou Termo de Declaração e solicitou providências para que o órgão dispensador e a Secretaria de Saúde continuem fornecendo regularmente, a medicação conforme prescrição médica.

O Termo de Declaração foi assinado pela esposa do doente e pela Sra. Giovanna Bione M. de A. Ferreira – Técnica Administrativa – matrícula 16986/PRDC. Após várias tentativas, infrutíferas, para receber o restante do medicamento, a justiça foi acionada no período do recesso do judiciário, através do plantão judiciário, junto à Comarca de Bayeux. O Juiz de Direito Dr. Euler Paulo de Moura Jansen, através de ofício determinou ao Secretário de Saúde do Estado da Paraíba o fornecimento do medicamento.

Segue abaixo o conteúdo do Ofício:

Senhor Secretário,
"Determino a Vossa Senhoria que forneça de forma gratuita e incontinenti o medicamento RILUZOL 50mg com a máxima urgência ao Autor da ação de Obrigação de fazer JOÃO PEREIRA DA SILVA FILHO, brasileiro, casado, Contador, inscrito no CPF nº 132.082.504-44, processo do almoxarifado nº 10369, portador do RG nº 511.123 2ª via SSP/PB, residente e domiciliado à Rua Duarte da Costa nº 48, Jardim 13 de maio, João Pessoa-PB, conforme decisão exarada nos autos da ação de Obrigação de Fazer do Plantão Judiciário concedendo a tutela antecipada, sob pena de multa diária em caso de descumprimento no valor de R$ 1.000,00 (Um mil reais).
Atenciosamente
Euler Paulo de Moura Jansen – Juiz de Direito"

Até o momento não se tem resposta do Estado sobre a data que a medicação chegará até a família que espera ansiosa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas