Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mídia nacional repercute confissão de culpa de vereador paraibano que bate em mulher

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Globo repercutiu em âmbito nacional a notícia veiculada em primeira mão pelo ParlamentoPB e pelo perfil da jornalista Cláudia Carvalho no Instagram sobre a confissão de culpa do vereador Pedro Aureliano (Cidadania) de Piancó. Na sessão ordinária de ontem, ele admitiu que bate em mulher e ameaçou agredir um colega com o qual discutia por causa de um requerimento em pauta.

A rádio Manaíra Band News abordou o assunto na manhã de hoje com a presença da secretária da Mulher e Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, e o depoimento emocionado da secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, que foi agredida pelo parlamentar em 1994 por causa de uma denúncia que um ouvinte fez durante um programa radiofônico que ela apresentava á época.

Confira a matéria de O Globo:

Vereador da Paraíba admite agredir mulheres em discussão com colega: ‘Bato e bato em você’; vídeo

Uma declaração do vereador Pedro Aureliano (Cidadania-PB) feita durante uma discussão com um colega da Câmara Municipal de Piancó repercutiu na Paraíba. A fala, na qual o Aureliano admite agredir mulheres, aconteceu em meio a uma votação na última quinta-feira, enquanto ele discutia com Antônio Wallace Militão (PP-PB).

Por meio de nota, a Câmara Municipal repudiou o episódio e citou uma agressão do vereador contra a jornalista e atual secretaria da Mulher de João Pessoa, Nena Martins, que confirmou a existência do incidente. Veja abaixo o momento da fala de Pedro Aureliano, nesta quinta-feira:

— Esse caso é muito grave, porque a violência para contra a coletividade. Não é contra uma mulher especificamente. Muito triste ver um homem falar isso em uma sessão legislativa — disse ao GLOBO a secretária estadual da Mulher e da Diversidade Lídia Moura.

Os vereadores debatiam sobre a possibilidade de conceder uma moção de aplausos ao ex-diretor do Hospital Regional de Piancó. Aureliano se posiciona contrário e alega que o profissional não ia ao município, apesar do cargo. Militão era o autor do pedido de moção de aplausos ao médico.

— Ele não veio quatro vezes a Piancó. Só vinha quando tinha festas. Isso não é só eu que digo. São vários funcionários do hospital. Ele entrou no hospital só para receber dinheiro (…) Ele pode ser amigo, pode ser tudo. Mas, como diretor, ele deixou a desejar —, diz o vereador do Cidadania.

— O que muito me estranha é a gestão anterior. Ela era muito presente e não fazia nada — responde Militão, que minutos depois sugere uma explicação para o voto contrário de Aureliano — O problema é outro (…) Quando o doutor entrou no hospital, tinha uma irmã de um vereador que tinha luxo e modormia no hospital, fazia de hotel. Quando o doutor entrou, acabou com isso. Por isso que o doutor não presta.

Militão cita também supostos cabos eleitorais no hospital. A partir daí a troca de acusações, ofensas e ameaças entre os dois cresce. Em dado momento, Militão chama Aureliano de analfabeto:

— Sou analfabeto, mas tenho honra (…) Tenho honra e tenho caráter — diz o vereador do Cidadania, na gravação.

— Tem, tem muito caráter. Todo mundo conhece qual é o seu caráter. Bateu numa mulher — responde Militão.

— Eu bato e bato em você também. Então, venha para cá. — diz Aureliano, enquanto se levanta da cadeira, pouco antes da sessão ser suspensa.

Procurado pelo GLOBO, o vereador Pedro Aureliano ainda não se manifestou. A Câmara Municipal de Piancó disse repudiar a declaração do parlamentar. Ainda segundo a casa legislativa, uma das vereadoras presentes durante a discussão protagonizada por Pedro Aureliano, nesta quinta-feira, foi empurrada pelo homem. Maria de Fátima, conhecida como Tia Cotil, está em “estado de choque e com receio de frequentar a câmara”, afirma a nota.

Jornalista e secretária de João Pessoa relembra agressão

A nota da Câmara Municipal de Piancó cita ainda um episódio de agressão do vereador contra a jornalista e secretaria da Mulher de João Pessoa , Nena Martins. Em entrevista a rádio BandNews, ela relembrou o caso, ocorrido em 1994:

— Eu estava como radialista na cidade do Piancó (…) Em um sábado, eu fui apresentar o programa com a presença de alguns vereadores no estúdio. E um ouvinte ligou para o programa denunciando o agressor, dizendo que ele estava comentendo um erro, um crime, na cidade (…) Terminou o programa e eu fui para o hotel em que eu residia na cidade. Ele estava me aguardando, com outra pessoa. Percebi que ele estava muito embriagado, e ele ficou me agredindo com palavras, muito agressivo, e se aproximou. Ele veio bater com os papeís na minha cara, dizendo assim: ‘Leve esses documentos e mostra para quem estava no estúdio que eu não cometi esse erro’.

A jornalista relata ter se assustado e caído logo em seguida, tendo cortado o braço. Pedro Aureliano, relata Martins, seguiu tentando agredi-la com chutes. Ela relata ainda ter conseguido deixar o local e feito um boletim de ocorrência. Pedro Aureliano foi posteriormente condenado ao pagamento de cestas básicas pelo episódio, segundo ela.

Leia mais:

Vereador de Piancó confirma que bate em mulher e parte para agredir colega

Nena Martins se emociona ao revelar ter sido agredida pelo vereador Pedro Aureliano; ouça

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais