Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Salão do Artesanato vai expor peças de 3 mil artesãos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cerca de 3 mil artesãos de 58 municípios paraibanos vão expor suas peças no 13º Salão de Artesanato Paraibano, que começa na próxima sexta-feira (14), no Espaço Cultural José Lins do Rego, e se prolongará até o dia 6 de fevereiro. O tema deste ano é “Mãos de Mestre”, em homenagem aos artesãos que trabalham com a madeira, com destaque para Izequiel José de França que faz esculturas e Francisco Sales de Barros que produz casinhas de madeira.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, e está sendo organizado pelo Sebrae Paraíba. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e a Eletrobrás também apoiam a realização do salão.

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, afirmou que o Salão do Artesanato Paraibano é um evento de grande importância para o artesão, que tem um local específico para comercializar sua produção, bem como para o desenvolvimento econômico do Estado. Ele comentou que o evento costuma promover uma grande comercialização e divulgação do artesanato paraibano no âmbito do Brasil, bem como em outros países.

Os organizadores estão preparando 10 espaços, sendo dois para habilidades manuais e oito para o artesanato, além de mais um para a gastronomia, onde estarão à venda produtos como cachaça, biscoitos, doces, licores e cocadas. No hall do salão serão montados quatro lounges que permitirão aos visitantes descansar enquanto apreciam os estandes e fazem suas compras.

A decoração dos ambientes, baseada na temática "Mãos de Mestre", está sendo feita pelos paraibanos Babá Santana, decorador e artista plástico, e Haendel Gomes, produtor de moda e também decorador. A entrada do salão receberá uma ornamentação especial com peças que fazem alusão aos artesãos homenageados.
 
Os visitantes poderão conferir peças das tipologias brinquedos populares, cerâmica, couro, fibras (de cabaça, bananeira, cipó, coco, coqueiro, estopa, sisal, tapeçaria, vime e batik), fios (bordados, crochê, fuxico, macramê, labirinto, reciclagem , tecelagem, vagonite, tricô artístico, retalhos  e renda renascença), madeira, pedra (minério e mármore), osso, metal (flandre, aço inoxidável, ferro), xilogravura e arte indígena.

Os expositores são integrantes do Programa de Artesanato Paraibano do Governo do Estado, que atualmente conta com 5.413 pessoas cadastradas e que possuem a carteira de artesão, considerado o passaporte para o ingresso no mercado nacional.

Serviço:
13º Salão de Artesanato Paraibano
Período de 14 de janeiro a 6 de fevereiro
Horário de funcionamento
: das 15h às 22h, diariamente, inclusive aos sábados e domingos.
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, João Pessoa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel