Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sebrae homenageia escolas e salas do empreendedor na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Promover novas conexões entre atores do ecossistema educacional e lideranças do poder público na Paraíba, com a missão de discutir o futuro da educação no estado, ancorado em políticas públicas que também contribuam para o seu desenvolvimento econômico e social. Foi com essa proposta que o Sebrae/PB promoveu, nesta terça-feira (21), em Campina Grande, o Fórum de Educação Empreendedora e Políticas Públicas. O evento, que está em sua sétima edição, também homenageou as “Escolas Empreendedoras 2023” e fez a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento para as melhores salas do empreendedor do estado.

Antes disso, contando com a participação do superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, e do diretor técnico da instituição, Lucélio Cartaxo, o evento promoveu uma série de reflexões sobre o poder transformador da educação, por meio de palestras e workshops sobre o tema.

“O que o Sebrae faz ao promover o fórum é trazer os temas da educação e das políticas públicas, já que um existe por conta do outro, ou seja, a política pública constrói o ambiente necessário para que a educação, inclusive a educação empreendedora, possa obter os resultados pretendidos. Por essa razão, nós precisamos olhar rumo ao futuro, porque precisamos evoluir enquanto país, enquanto estados e municípios, e também como pessoas, e para isso a educação é determinante na construção de um mundo melhor”, enfatizou o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim.

Já o diretor técnico da instituição, Lucélio Cartaxo, afirmou que o fórum promove a integração perfeita entre as políticas públicas e a educação. “Eu acredito que a educação é a mãe de todas as políticas públicas, uma vez que todas as outras dependem dela. Por essa razão, é tão importante a promoção desse fórum, para que possamos somar esforços com os municípios e proporcionar uma educação transformadora, que atue como principal vetor de desenvolvimento do nosso estado”, destacou Cartaxo.

Abrindo a programação, a repórter do Fantástico, Tábata Poline, e a secretária municipal de Gestão de São Paulo, Marcela Arruda, conduziram o painel “Conexões Transformadoras – Educação e Políticas Públicas”. Já o poeta, músico e empreendedor Nuno Arcanjo abordou o tema “Criatividade ou morte: a arte de educar na era da tecnologia”.

Por sua vez, a educadora Manu Bezerra, que é mestre em Educação, com certificação do Google Inovator, ministrou palestra sobre criatividade e inovação nos processos educacionais, destacando o tema “Exteligência: como expandir o pensamento criativo?”. Em seguida, o escritor Erik Penna, que é um dos palestrantes motivacionais mais conhecidos do país, conversou com o público, formado por professores, gestores escolares e líderes da gestão pública, sobre “O dom de motivar na arte de educar”.

Já na área de políticas públicas, o evento desta terça-feira também promoveu o painel “Transformar Juntos”. Reunindo diversas instituições parceiras que atuam no desenvolvimento de políticas voltadas à desburocratização do ambiente de negócios, como Receita Federal, Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Correios, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Administração do Meio Ambiente, o painel discutiu estratégias e ações que possam contribuir para competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios.

Também participaram da programação do fórum a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, e o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da instituição, Luciano Holanda.

Reconhecimentos – Ao final da programação do fórum, o Sebrae/PB reconheceu as “ Escolas Empreendedoras 2023”, por sua atuação em parceria com a instituição para o desenvolvimento de ações na área de educação empreendedora.

Foram reconhecidas: Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo (Sousa); Escola Municipal Tiradentes (Monteiro); Escola Municipal Professora Terezinha Garcia Pereira (Brejo do Cruz); Escola Cidadã Integral Técnica Professora Neir Alves Porto (Santo André); Escola Municipal Maria Lauriceia de Freitas (Monteiro); Espaço Educacional Carmela Veloso (Campina Grande); e Escola Municipal Severino Telécio da Silva (Pedras de Fogo).

Outro reconhecimento foi a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, que valoriza e homenageia a atuação das salas do empreendedor junto aos empresários locais. Por esse trabalho, receberam o selo na categoria “Ouro” os seguintes municípios: Aroeiras, Assunção, Bernardino Batista, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Cabaceiras, Frei Martinho, Gurjão, Ingá, Itaporanga, Jacaraú, Lucena, Lagoa Seca, Manaíra, Marizópolis, Monteiro, Queimadas, Pedras de Fogo, Pedra Lavrada, Pitimbu, São José de Piranhas, Soledade, Sapé e Sumé.

Já o selo da categoria “Prata” foi entregue aos municípios de Alhandra, Araçagi, Boa Ventura, Cuité, Cacimba de Areia, Cajazeiras, Camalaú, João Pessoa, Mari, Poço Dantas, São José da Lagoa Tapada, Uiraúna e Umbuzeiro. Por fim, receberam o selo da categoria “Bronze” os municípios de Aparecida, Boqueirão, Dona Inês e Mataraca.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

luizcouto1

Luiz Couto critica administração de Cícero Lucena em discurso na Câmara Federal

Eliza Virgínia

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Bar do Cuscuz em JP

Bar do Cuscuz é embargado e tem atividades suspensas após nova irregularidade

Concurso, freepik 1

Abertas inscrições do concurso para Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Djaniras, mostra de cinema feminino

Djaniras: Mostra de Cinema Feminino está com inscrições abertas até 3 de junho

PF operação contra abuso sexual infantil 2

Piloto de aeronaves é preso pela PF em João Pessoa em operação contra o tráfico internacional

Correios doações para o RS

Correios pede a moradores do Nordeste que priorizem doações de itens secos ao RS

Doações da PBGás para o RS

PBGás doa água, alimentos e agasalhos para desabrigados no Rio Grande do Sul

PF operação w

PF cumpre mandados em JP em operação contra o tráfico internacional de drogas e armas

Hospital da Criança em campina Grande

Bandidos invadem hospital em CG, fazem arrastão e levam pertences de pacientes e funcionários