Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura inicia plantio de mudas em torno da nascente do Rio Cabelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Crianças de duas escolas da Rede Municipal de Ensino e de uma escola particular participaram de uma ação de preservação ambiental em alusão ao dia mundial da água, nesta quinta-feira, 22. A ação aconteceu na nascente do Rio Cabelo, no bairro de Mangabeira. Os estudantes plantaram dezenas de mudas no local, que será transformado no Bosque das Águas. A ideia é que outras 500 mudas sejam plantadas em todo o local, de modo a devolver à comunidade uma importante Área de Preservação Permanente (APP) dentro do perímetro urbano.

O secretário de Meio Ambiente (Semam), Abelardo Jurema Neto, destacou que a ação representa apenas o primeiro passo para o reflorestamento da área. “Estamos trazendo a sustentabilidade para esta área, que tem sido uma preocupação do prefeito Luciano Cartaxo. O dia de hoje marca, simbolicamente, o início do que nós vamos fazer com esta área, que estava sendo ocupada irregularmente. Vamos transformar esse local no Bosque das Águas oferecendo mais qualidade de vida à população”, disse.

Durante toda manhã, equipes da Semam distribuíram cartilhas explicativas sobre preservação ambiental e plantio de mudas. Também estará presente o projeto ‘Tenda Verde Itinerante’, que é coordenado pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, onde são produzidas as mudas utilizadas na arborização urbana de João Pessoa e ainda na recuperação e preservação de áreas degradadas. Os profissionais fazem pesquisa e coleta de sementes, preparam as mudas, cultivam e distribuem.

Participação infantil – cerca de cem alunos participaram do plantio de mudas e receberam orientações sobre preservação ambiental e cuidados com os recursos hídricos. “Sabemos da importância da água e sempre falam nas aulas que devemos cuidar. É muito bom que a gente tenha esse contato com a natureza e participe de uma ação na prática”, disse a estudante Eduarda Rodrigues, do 9º ano. O estudante de 11 anos, Pedro Oliveira, também do 9º ano, falou na solenidade de abertura em nome de todos os alunos sobre a importância da água. “Sabemos que é um recurso que pode acabar e é importante sabermos como cuidar da melhor forma”, afirmou. Da Rede Municipal de Ensino participaram da ação alunos da escola João Gadelha e Zumbi dos Palmares.

Dia Mundial da Água – Lembrado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur

Anteriores

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP

PF Operação Mandare

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur

Elba Ramalho em Santa Rita

São João de Santa Rita terá shows de Elba Ramalho, Gusttavo Lima e Bell Marques; Confira