Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procuradoria Eleitoral opina a favor de possibilidade de plebiscito sobre nome de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Procuradora Regional Eleitoral, Acácia Soares Peixoto Suassuna, emitiu parecer favorável ao Mandado de Injunção que pede a realização de um plebiscito para verificar o que o paraibano pensa do nome da Capital, João Pessoa. A representante do MPF se manifestou no sentido de que é cabível o Mandado de Injunção no caso concreto, pois há uma omissão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) quanto à elaboração de Lei Complementar específica para a realização do plebiscito.

Assim, ela defendeu o conhecimento do pedido, mas opinou pela remessa dos autos ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para julgar o feito, pois a omissão seria da ALPB, e não do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

“Constatada a necessidade de norma regulamentadora emanada pelo Poder Legislativo Estadual, evidencia-se a incompetência desse Tribunal para apreciar o feito, uma vez que a competência para o processamento e julgamento do mandado de injunção é fixada, no caso concreto, de acordo com o órgão ou autoridade responsável pela omissão inconstitucional”.

O processo no TRE é relatado pela desembargadora Agamenilde Arruda.

Autor do Mandado de Injunção, o advogado Raoni Vita avaliou como positivo o parecer da procuradora, tendo em vista que a tese da Assembleia era de que a responsabilidade seria da Câmara Municipal de João Pessoa para convocar esse plebiscito caso entendesse necessário.

“Na verdade a procuradora regional entendeu que cabia sim, como cabe, o Mandado de Injunção no caso, tendo em vista que há uma disposição expressa da Constituição determinando já a realização desse plebiscito. E também ela fixa que a responsabilidade da convocação é sim da Assembleia Legislativa”, afirmou.

Ele destacou que a decisão da procuradora “é um reforço de bastante peso para a tese defendida, para que seja realizado o plebiscito sobre o nome da nossa capital”.

O Mandado de Injunção foi impetrado por Raoni Vita junto ao TRE em fevereiro desse ano. O Mandado de Injunção é aplicado diante de omissões legislativas, para suprir a falta do Poder Legislativo e, via judicial, implementar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

claudiaeregina (1)

Neta de escravizados, filósofa Regina Célia ministra workshop para paraibanas

ambulancia FOTO Pixabay

Motorista morre após carro capotar na BR-361, em Catingueira

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB divulga 461 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Brasília (DF), 19/04/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em mensagem do Dia das Mães, Lula se solidariza com vítimas das chuvas

dinheiro_real FOTO Pixabay

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda-feira

mega sena agencia brasil

Aposta do Sertão da Paraíba ganha prêmio de R$ 38,6 mil na Mega-Sena

chuvas rio grande do sul FOTO tv brasil

Número de vítimas das chuvas sobe para 143 no Rio Grande do Sul

Deputada federal Amália Barros FOTO zeca ribeiro camara dos deputados

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Condutora morre após cair de moto na BR-104, em Cuité, na madrugada

facebook FOTO Pixabay

Justiça do Rio Grande do Sul determina retirada de notícias falsas do Facebook