Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Chico César pretende interiorizar Cultura e criar Empreender da Arte

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O cantor e compositor paraibano Chico César confirmou esta semana que estava determinado a deixar a presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para evitar a acomodação no cargo. Mas, diante do convite do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) para a nova Pasta, Chico aceitou continuar gerenciando as ações culturais da gestão socialista. Em entrevista à Rede Paraíba Sat, o autor de "Mama África" revelou algumas metas e disse que sua intenção é interiorizar as ações da Secretaria de Cultura, levando atividades ao interior. Um dos projetos a serem ampliados é o Festival Nacional de Artes, o Fenart, que deve sair de João Pessoa e ser realizado em outras cidades paraibanas.

Entre os problemas que devem ser administrados pelo novo secretário estão as inúmeras queixas em relação à falta de pagamento de projetos aprovados pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos.

– Vamos resgatar a dignidade do FIC porque ele é um dos instrumentos de estímulo à criação que precisa ser recredibilizado. Tanto os empresários, que fazem a renúncia fiscal, quanto os artistas, esperam por isso. Todo edital que for lançado já terá a dotação orçamentária e será pago. Lançar um edital e depois não pagar tira a credibilidade e é muito ruim. A gente vai voltar com o FIC e tentar criar o Empreender- Cultural. Esse é o pensamento do governador Ricardo Coutinho.

Chico explicou que o programa de incentivo ao crédito Empreender-Cultural servirá para contemplar as ações que não couberem no FIC:

– Se um artista tiver um projeto diferente, ele poderá recorrer ao Estado, pegar dinheiro para investir em sua obra, transformá-la em produto, ganhar dinheiro com aquilo e honrar seus compromissos. Muitas vezes, a gente pensa em Cultura como algo intangível. As pessoas acham que isso não gera renda. Eu, como artista, muitas vezes ao ser apresentado a um parente de uma namorada, me perguntavam o que eu fazia, eu dizia que fazia música.

– Quando eu dizia isso, me perguntavam: "Sim, mas você trabalha com que?" Mas, isso é constrangedor. Um amigo contou que num almoço de família perguntaram o que ele fazia e ele disse que estava música. As pessoas se surpreenderam e não acreditavam que música também era curso superior. É um meio de vida honrado e com mercado imenso. Tem mercado não apenas para a música, mas para o cinema, música… Vamos estruturar a Secretaria e ouvir a Paraíba, os nichos de produção.

FIC – Devido à especulada dificuldade dos artistas na formatação de projetos, Chico César assegurou que serão estabelecidas parcerias com o Sistema S e com o Sebrae para oferecer consultoria e capacitação aos representantes culturais que quiserem recorrer aos instrumentos governamentais de incentivo à produção.

– A gente pode orientar as pessoas. Não descarto que o Estado crie um setor dedicado a orientação sobre projetos, mas acho que isso cabe mais à iniciativa privada.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos