Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vendedores ambulantes protestam na Câmara contra mudanças na Via Folia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Vendedores ambulantes ocuparam hoje (29) a galeria da Câmara Municipal de João Pessoa em protesto contra o projeto aprovado na semana passada na Casa que disciplina o corredor ‘Via Folia’ e cria o Comitê Gestor dos Blocos Tradicionais no Período de Pré-Carnaval em João Pessoa.

O protesto foi marcado por empurra-empurra e gritaria e o presidente da Câmara, Vereador Dinho Dowsley chegou a suspender a sessão por alguns momentos.

Com os ânimos mais calmos, um grupo de ambulantes foi recebido por uma comissão de vereadores formada por Marcílio do HBE (autor do projeto de lei), Carlão e Bruno Farias.

Na ocasião, ficou decidido que vão solicitar ao prefeito Cícero Lucena a inclusão de representantes dos comerciantes informais no comitê.

A este comitê vai caber definir as datas e horários dos desfiles dos blocos no corredor da Via Folia, levando em consideração a ordem de desfile e a segurança dos participantes e espectadores, além da comercialização de produtos e serviços, elaborar um regulamento específico para os blocos que desfilarão, estabelecendo regras de conduta, responsabilidades, horários de concentração, dispersão e percurso, bem como normas de segurança e preservação do patrimônio público.

Outra missão do comitê será o de firmar parcerias, patrocínios com órgãos públicos, entidades e empresas privadas para garantir o apoio logístico, comercial, estrutural e de segurança para os desfiles e contratar, captar, autorizar empresas para realização de eventos, bem como captação recursos financeiros públicos ou privados.

A Associação Folia de Rua reagiu à proposta dizendo que ela vai “privatizar” a Via Folia.

“A proposta do senhor vereador empresário visa enfraquecer uma associação carnavalesca fundamental para o fomento da cultura e identidade local e aniquilar o conceito de carnaval multicultural, público, democrático e inclusivo, que é reconhecido em todo Brasil, para ser substituído por uma micareta, privilegiando um modelo de carnaval privado, excludente e sem compromisso com a cultura local, o qual a sociedade pessoense e paraibana rejeita”, diz um trecho do documento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

claudiaeregina (1)

Neta de escravizados, filósofa Regina Célia ministra workshop sobre política para paraibanas

ambulancia FOTO Pixabay

Motorista morre após carro capotar na BR-361, em Catingueira

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB divulga 461 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Brasília (DF), 19/04/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em mensagem do Dia das Mães, Lula se solidariza com vítimas das chuvas

dinheiro_real FOTO Pixabay

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda-feira