Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB, PC e IPC discutem aprimoramento das investigações de crimes contra a vida

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu, nessa segunda-feira (21), uma reunião com representantes do Instituto de Polícia Científica (IPC) e delegados de homicídios de João Pessoa, para debater ações conjuntas capazes de aprimorar as investigações dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) e, com isso, melhorar a atividade ministerial no Tribunal do Júri da Capital.

A reunião aconteceu na Sala de Sessões do colegiado, que fica na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. Ela foi solicitada pelos promotores de Justiça que atuam nos tribunais do Júri da Capital, Marcus Antonius da Silva Leite e Demétrius Castor de Albuquerque Cruz. “O objetivo central é trabalhar junto com os delegados de polícia e com o IPC, para tentarmos a melhoria dos inquéritos policiais, da investigação, ouvir da polícia quais são os anseios e o que espera do trabalho ministerial e unirmos esforços para melhoria da qualidade das investigações policiais”, destacou o promotor de Justiça Marcus Leite.

Participam o coordenador do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça criminais (CaoCrim/MPPB), o promotor de Justiça Ricardo Alex Lins; os promotores de Justiça Marcus Leite e Demétrius Castor; o diretor do IPC; Marcelo Lopes Burity; e os delegados da Delegacia de Homicídios de João Pessoa, Luísa Nascimento Correia Lima; Flávia Renata Faria Assad; Hector Nunes Azevedo; Bruno Victor Germano; Josenise de Andrade Francisco; Paulo Josafa de Araújo e Cláudio Manoel Fernandes Marques.

O coordenador do CaoCrim destacou que a reunião tem como propósito dar mais efetividade ao Sistema de Justiça em relação ao enfrentamento da violência e da criminalidade. “Quando a rede de que fazemos parte – polícias civil e militar, Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário – atua com maior profissionalismo e satisfação, os grandes beneficiários são a sociedade e o próprio Sistema de Justiça. O objetivo é a busca da prova para que todo o trabalho e esforço das instituições e dos profissionais não seja em vão, para que cheguemos à verdade real, para que a impunidade e a criminalidade diminuam”, disse.

A delegada Luísa Lima falou sobre a importância da aproximação entre a PC e o Ministério Público para o enfrentamento dos crimes violentos. “É muito importante essa aproximação da Polícia Judiciária com o Ministério Público, que é titular da ação penal, para que a gente encontre novas formas e estratégias investigativas, de modo a trazer um embasamento mais técnico e forte, no que concerne às provas, para futuras condenações de crimes contra a vida”, explicou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026