Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Escola do Legislativo disponibiliza biblioteca em braille

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa da Paraíba, vai dispor de todo
acervo bibliográfico em braille editado pelo Senado Federal. A Escola já conta com vários títulos em braille e o acesso é aberto ao público. Em sua nova sede, a Escola do Legislativo contará com uma biblioteca e uma sala especial para leitura em braille.

A informação é da diretora da Escola, Maria Helena Toscano. Nos próximos dias também estará sendo entregue a nova rampa no prédio-sede do Poder Legislativo, que fica na praça João Pessoa.

A Escola do Legislativo também passa por reformas em sua nova sede, na avenida Pedro I, centro de João Pessoa, onde funcionava o educandário Sagrado Coração de Jesus, ao lado do Senac. A nova sede ainda será entregue oficialmente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB).

De acordo Maria Helena, a biblioteca da Escola do Legislativo já possui diversos livros publicados em braille, entre eles, a Nova Reforma Ortográfica, o Velho Senado, o Novo Senado, Coletânea de Leis do Servidor Público e a Constituição Federal. A intenção, conforme destacou ela, é que no espaço da nova Escola, que será inaugurada no próximo ano, seja oferecida uma sala com leitura em braille. “Possibilitando assim o acesso aos deficientes visuais. Essa será a nossa conquista: olhar para aqueles pouco lembrados”, afirmou a diretora.

O deputado estadual Ricardo Marcelo afirmou que à frente da Mesa Diretora tem procurando implantar uma política de inclusão social, digital e garantir ao cidadão deficiente visual o acesso à informação, à leitura e à cultura, através da Escola do Legislativo. "Estamos conjugando todos esses esforços em uma mesma direção, num só espaço e com uma só diretriz, que é de respeito ao cidadão paraibano", disse.

A Escola do Legislativo se fez presente no 1º Salão do Livro da Paraíba, realizado na última semana de novembro em João Pessoa. A diretora da Escola participou na ocasião da entrega de coletâneas de livros publicados em braille a cinco entidades paraibanas que prestam serviços aos portadores de deficiência visual.

O convite para a solenidade de entrega das obras impressas pelo Senado Federal foi feito por Florían Madruga, diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado e presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL).

Na Escola do Legislativo da ALPB, com a bidas atividades de formação e informação para pessoas portadoras de necessidades especiais. Paralelamibliografia em braille, serão desenvolvente a essas atividades, a biblioteca manterá um acervo de obras em braille, a partir de doações de instituições.

Durante o Salão, o estande do Senado disponibilizou cerca de 230 títulos, entre eles obras sobre a Paraíba, como ‘História da Conquista da Paraíba e ’30 anos na Paraíba- Memórias Corógraficas e outras Memórias’. Os livros publicados pelo Senado Federal puderam ser comprados por preços a partir de 5 reais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova