Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Três mil alunos do Projovem concluem ensino fundamental

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A noite de ontem foi dedicada a depoimentos, agradecimentos e homenagens. “Não consigo descrever o que estou sentindo. É o começo de um grande sonho”, disse emocionado Rinaldo Barbosa. O aluno da Escola Nazinha Barbosa, localizada no bairro de Manaíra, foi um dos três mil concluintes que participaram da formatura do Projovem Urbano, programa gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O evento aconteceu no Ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, no bairro do Miramar, e contou com a presença da coordenadora nacional do Projovem, professora Maria José Féres, que é também Integrante da Secretaria Geral da Presidência da República.

“Me sinto honrada em participar de um momento como esse. A Prefeitura de João Pessoa está de parabéns. Isso é que é dignidade humana. Seria bom, se outros municípios acompanhassem essa mesma linha”, discursou a professora.

A solenidade teve início com a apresentação do coral de educadores do programa, em seguida houve alguns discursos e por último a entrega simbólica do certificado. “Não tinha como entregar todos os diplomas. Entregamos apenas 26. Um aluno representando cada escola”, esclareceu a coordenadora do Projovem em João Pessoa, Márcia Lucena.

Para a Secretaria de Educação Ariane Sá, esse é o ponta-pé inicial para uma longa caminhada. O mais importante foi dado, o primeiro passo. “ O estudo é o caminho certo para a realização profissional. Esses jovens precisam continuar a vida de estudante", concluiu a Secretaria.

Projovem – O Programa é gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) desde 2005, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O curso tem duração de um ano e meio e, além de concluir o Ensino Fundamental, os jovens de 18 a 29 anos podem garantir uma qualificação profissional nas áreas ocupacionais de Construção e Reparos I; Construção e Reparos II; Turismo e Hospitalidade e Educação e Vestuário. Os alunos que desejarem concluir ou até mesmo iniciar no Ensino Fundamental através do Programa recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100 durante 20 meses.

Durante os anos de 2005 a 2008, quando o programa era denominado apenas de Projovem, a Prefeitura formou 7.500 alunos. Na versão "Projovem Urbano" já foi formada uma turma com 5.200 alunos em 2009 e 4 mil agora em 2010. Alguns desses alunos concluintes foram aprovados no vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos cursos de biblioteconomia, história, biologia e pedagogia

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo