Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alcides Jansen é eleito novo corregedor-geral do Ministério Público

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O procurador de Justiça Alcides Orlando de Moura Jansen foi eleito o novo corregedor-geral do Ministério Público. Ele deverá assumir o cargo no terceiro dia útil do mês de janeiro, após o recesso forense, em substituição ao procurador Paulo Barbosa de Almeida. A eleição do novo corregedor aconteceu na manhã de hoje, em reunião extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça.

Pela primeira vez, atendendo a Resolução de nº 04/2010, a escolha do corregedor-geral do Ministério Público foi feita por votação aberta e fundamentada. Alcides Jansen concorreu com o o procurador Marcus Villar Souto Maior, obtendo 14 votos contra quatro. Ao ser declarado eleito, Alcides Jansen disse que já havia arquivado o sonho de chegar à Corregedoria do Ministério Público, observando que jamais o desejou por projeto pessoal, mas como vontade de servir à instituição.

“ A mim me bastava os bastidores. Mas os senhores me outorgaram essa missão. Seremos não um, mas 20 corregedores, pois serei simplesmente o mandatário dos senhores. A esse Colégio tenho total obediência”, declarou.

Disse, ainda, que aquele momento era de agradecimento. E começou agradecendo a divergência, alegando que os votos divergentes são o sinal de que na instituição ministerial prevalece a democracia, com todos tendo o pleno direito expressar a sua opinião através do voto. Depois, agradeceu nominalmente a todos que sufragaram o seu nome para ser o novo corregedor do Ministério Público, registrando ainda a importância da Procuradoria-Geral na condução do processo: “ Oswaldo foi o grande arquiteto de minha candidatura, pegou na minha mão e me trouxe até aqui.”

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ao declarar o seu voto, disse ter buscado um nome de consenso junto ao Colégio de Procuradores de Justiça e esse nome foi o do procurador Alcides Jansen. Reconheceu, no entanto, que o procurador Marcus Villar também é uma pessoa capacitada e apta para exercer o cargo de Corregedor-geral. Ele parabenizou o trabalho desenvolvido pelo procurador Paulo Barbosa a frente da Corregedoria do Ministério Público, afirmando que o atual corregedor inaugurou de uma forma forte um novo estilo. Lembrou que teve a oportunidade de  trabalhar com Paulo Barbosa por um ano e três meses. “Doutor Paulo, saiba que as portas da Procuradoria estarão sempre abertas”, declarou.

Não se recandidatou – O corregedor-geral do Ministério Público da Paraíba que deixará o cargo em janeiro, Paulo Barbosa, fez questão de frisar que não pleiteou a reeleição por defender mandato único. Lembrou que na elaboração da Lei Orgânica do Ministério Público (Lomp) chegou a inserir a vedação da reeleição para corregedor. Na época, observou o corregedor, um promotor de Justiça sugeriu que a vedação fosse retirada e ele submeteu à Comissão que decidiu pela retirada.

Já o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, João Arlindo Corrêa, disse que a eleição de Alcides Jansen à Corregedoria foi mais um avanço da instituição. Na opinião do promotor, “Alcides Jansen é uma pessoa equilibrada, sempre conciliador e tem um perfil e talho perfeito para a Corregedoria do Ministério Público”.

Disse também que a eleição foi importante porque teve disputa e que o procurador Marcus Villar é um nome de peso e uma pessoa em condições de assumir os destinos da Corregedoria Geral. “Mas o Colégio de Procuradores, que é quem tem atribuição para  fazer essa votação, se posicionou pelo nome do doutor Alcides Jansen. E a Associação Paraibana do Ministério Público entende que doutor Alcides vai exercer um excelente trabalho em prol do Ministério Público, com uma Corregedoria de consenso, conciliação e não uma Corregedoria punitiva. Aproveito esse momento para também parabenizar a gestão do doutor Paulo Barbosa a frente da Corregedoria do Ministério Público”, finalizou João Arlindo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas