Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comissão discute tráfico de pessoas e direitos da população em situação de rua a pedido de Couto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na próxima semana, a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados (CDHMIR) vai promover duas Audiências Públicas propostas pelo deputado Luiz Couto (PT). A primeira audiência acontecerá na terça-feira (20), às 14 horas, e debaterá a “prevenção e repressão ao tráfico interno e internacional de pessoas”. A segunda audiência, acontecerá na quarta-feira (21), às 14h30, e tem como pauta a “discussão dos direitos da população em situação de rua”. As duas sessões ocorrerão no Plenário 9 da Câmara dos Deputados e serão transmitidas pelo canal da Câmara dos Deputados, no YouTube.

O deputado Luiz Couto, junto com seus companheiros de bancada, Luizianne Lins (PT-CE) e Miguel Ângelo (PT-MG), que assinaram a propositura, justificaram a primeira audiência:

“Como é sabido, o tráfico interno e internacional de pessoas afeta milhões de seres humanos, tratando-se de problema de âmbito mundial. Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2020, associado às políticas de combate desse tipo de prática, trata-se de ato que afeta e priva de dignidade as mulheres, homens e crianças, em diversas regiões do mundo. O referido texto parte do princípio de que se trata de um dos crimes mais vergonhosos da história da humanidade, que vê os seres humanos apenas como mercadorias”.

Já na propositura encaminhada à Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial para a segunda audiência, os três deputados declaram que “trata-se de segmento populacional situado entre os mais vulneráveis da sociedade brasileira. Ora, é bem sabido que o grau de democracia e o avanço civilizacional de uma sociedade devem ser avaliados tendo em conta, principalmente, a maneira como ela trata seus membros mais desprovidos de recursos e de reconhecimento social. Trata-se, portanto, de um grande progresso democrático e humano o fato de nos termos comprometido formalmente a deixar de ser uma coletividade que estigmatiza aqueles que se encontram em situação de rua para identificá-los explicitamente como destinatários de políticas de apoio, conforto e fortalecimento”.

O deputado Luiz Couto destacou que “é importante levar ao debate os direitos da população em situação de rua e os meios de os tornar esses direitos efetivos e plenamente reconhecidos pela sociedade brasileira”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

joaoazevedoclose

João Azevêdo não vê manobra da base aliada em aprovação da ‘desconvocação’ de secretário na ALPB