Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Manoel Junior é contra nova CPMF

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB) discursou nesta terça-feira (16/11), na Câmara dos Deputados, em defesa da regulamentação da Emenda Constitucional (EC) nº 29. O parlamentar afirmou ser contrário a criação de novos impostos para custear a Saúde no Brasil e disse que os royalties do pré-sal são alternativa viável para financiar a Saúde no País.

Durante o discurso, o parlamentar falou também da proposta de revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), matéria da qual é relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Casa.

Leia a íntegra do discurso:

“Na tarde de hoje, já que não pude fazê-lo na semana passada, trago aqui a nossa preocupação como municipalista, como ex-Prefeito que sou — parabenizando mais uma vez a Confederação Nacional dos Municípios — , a manifestação e mobilização de vários Prefeitos na semana passada aqui em Brasília, nos corredores da nossa Casa e do Senado Federal, reivindicando a regulamentação da Emenda 29.

É, sem dúvida alguma, para o País inteiro, para aquelas pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde, importante a regulamentação dessa Emenda nº 29, que foi uma conquista não apenas dos Municípios brasileiros, mas do povo, daqueles que dependem efetivamente do tratamento público, do tratamento que o Sistema Único de Saúde propicia a todos os brasileiros. Efetivamente, só se faz saúde pública se houver uma linha de financiamento, se houver uma fonte de financiamento.

Por isso, quero dizer que é uma luta permanente nossa no sentido da regulamentação dessa emenda. Eu fui Prefeito por 3 vezes e o meu município-natal foi o meu laboratório administrativo, o meu laboratório político. Nós investimos em saúde pública mais de 22%. A média dos Municípios brasileiros ultrapassa o percentual de 20%, quando a própria Constituição manda gastar apenas 15%.

E o que tem ocorrido hoje no País? A Paraíba passou, cerca de 6 anos e 2 meses, a aplicar a metade daquilo que manda a própria Constituição em saúde. Hoje, nós temos um percentual acima dos 12%. Quero parabenizar a gestão curta do Governador José Maranhão, mas que aplicou e fez valer a nossa Constituição Federal não só no tocante à saúde, mas também à educação.

No entanto, esse tema é recorrente a esta Casa e todo o mundo quer a regulamentação da Emenda nº 29, porém se fala em criação de novos impostos, de nova contribuição. Eu, particularmente, sou contrário a esse posicionamento. Quero aqui me colocar contrário, publicamente, e vou defender que esta Casa procure meios alternativos e mecanismos que nós já temos. Por exemplo, os royalties do pré-sal. É uma linha e uma fonte de financiamento praticamente inesgotável neste momento em que o País não gasta mais de 68 bilhões de um Orçamento de 1 trilhão e 600 bilhões de reais. Gasta-se, aproximadamente, mais de 65 bilhões com a saúde do povo brasileiro”.

Revisão do Código de Trânsito

“Estão aí as últimas decisões do Supremo Tribunal Federal, que impõem a esta Casa rever justamente a legislação, para que ela seja aplicada e seja usada em favor daqueles que muitas vezes perdem suas vidas ou ficam paraplégicos, ficam com uma deficiência grave.

Quero dizer que na verdade cabe, e coube a nós, essa relatoria na Comissão de Finanças e Tributação, e nós iremos sem dúvida nenhuma nos aprofundar na questão. Já marcamos uma audiência pública para o dia 7 de dezembro, iremos ouvir especialistas no assunto, para que essa relatoria possa trazer à sociedade brasileira um instrumento não apenas de punição, mas de prevenção desses acidentes que ceifam vidas, vidas inocentes, em todo o território nacional”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos