Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Por quê as pessoas fumam?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Alguns dirão “fumo porque me acalma ou relaxa”, mas certamente essa informação está equivocada. O que ocorre é que geralmente quando se entra na adolescência, os pais, sejam por falta de experiência ou por negligência, muitas vezes não conseguem propiciar a segurança que seus filhos precisam para se tornarem adultos bem resolvidos emocionalmente.

Ao observar grupos de amigos, o adolescente quer fazer parte e para poder se integrar, tende a repetir os mesmos hábitos que as pessoas que compõem esse grupo. Vai passar a ouvir as mesmas músicas, a dançar da mesma forma, falar as mesmas gírias e consumir o que eles consomem: cigarro, álcool, dietas alimentares, entre outros.

Uma das funções do subconsciente é nos proteger do perigo, e se ele concluir que o grupinho de fumantes é seguro, da próxima vez que algum membro lhe oferecer um cigarro, o indivíduo aceitará, pois isso o fará sentir-se parte do grupo, aumentando assim seu nível de segurança.

Dessa forma, conclui-se que, o fumar para se sentir calmo e relaxado é uma razão totalmente equivocada. Porém, a situação de fumar e se sentir relaxado tenderá a se repetir por muitas e muitas vezes. Temos, neste contexto, uma condição clássica de condicionamento operante: de um lado, há o estímulo ansiogênico ou uma preocupação diversa, e do outro, há a resposta positiva pelo fato de se sentir calmo a cada vez que esse processo ocorre, já que haverá um reforço confirmativo da parte do fumante em acreditar que ficará calmo e relaxado se fumar após um momento de estresse.

Essa situação se repetirá infinitamente até que você, dependente químico do tabaco, perceba e se conscientize que precisa e deve tomar o controle de sua própria vida, ao mesmo tempo em que não se deixa ser dominado por um corpo estranho capaz de alterar seu estado de humor.

Quem é capaz de vencer esse hábito?

Saiba que só a própria pessoa será capaz de vencer esse hábito não saudável (vício) que é o tabagismo. Não adianta procurar se tratar desse comportamento desadaptativo apenas para atender um pedido da esposa (o), filho, neto ou outro parente. Quando se percebe que o dependente químico do tabaco está buscando o tratamento para atender a um pedido e/ou desejo de algum dos seus familiares, esse tratamento provavelmente será um insucesso. Deve-se orientá-lo a voltar quando a decisão for unicamente dele.

Quando se trabalha com a hipnoterapia pode-se descobrir as verdadeiras causas, os porquês de alguém estar fumando. Com a hipnose, acessa-se as memórias de longo prazo que estão armazenadas, gravadas no subconsciente, ressignificando esses conteúdos, fornecendo assim um novo entendimento do que seja prazer e satisfação.

Havendo necessidade, recomenda-se uma orientação médica para que seja adotada também a Terapia da Reposição da Nicotina – TRN (adesivos), caso percebamos indício de Síndrome de Abstinência devido ao fato de o paciente, por decisão própria, ter feito a cessação imediata ou gradual do uso do tabaco (nicotina).

O cérebro possui áreas distintas para emoções diferentes, como a alegria e a tristeza. Talvez o indivíduo esteja há algum tempo alimentando um lugar vazio e sem nada dentro de si com esse hábito pouco saudável – que é fazer uso do tabaco – na busca de se esquivar de alguma emoção negativa que cause sofrimento psíquico e o aflija, preenchendo assim o buraco vazio que há em seu corpo/mente.

Como a felicidade e o bem-estar poderão ser restaurados?

Mas, afinal, o que é capaz de proporcionar o retorno da felicidade e assim restaurar o bem-estar pessoal? Não é dinheiro, saúde, bebida, cigarro (tabaco), nem tão pouco o chocolate que proporciona paz e felicidade, e sim a “ restauração do fluxo energético (flow)”, e o reencontro do “eu adulto” que sofre com os ecos de um momento traumático ou sensação de desproteção que seu “eu criança ou adolescente” passou.

É na ressignificação desse encontro que ocorre um novo entendimento que libertará o “eu adulto” das couraças instaladas, que impedem a energia vital de circular naturalmente pelo corpo, preenchendo assim o vazio que insistia em ficar aberto e disponível. A ideia é simples, porém só um profissional qualificado e habilidoso será capaz de conduzir esse reencontro com eficiência, e dessa forma a felicidade será atraída à sua vida e sua saúde física e mental será restaurada.

Que tal começar a pensar em mudar de atitude? Quantas mudanças poderão acontecer? Acredite, visualize e imagine um futuro melhor para si, faça apenas a sua parte saudavelmente, que o “Poder Superior”, o universo, o cosmo ou Deus – da forma que cada um o concebe – irá conspirar em seu favor, e seu subconsciente aceitará essa nova programação de forma positiva, e que faz sentido, para melhorar seu estilo e qualidade de vida, transformando essa nova programação em realidade.

Nesse processo de mudança de hábitos, a hipnose constitui-se como uma ótima ferramenta auxiliadora. Desde que se queira, permita e tenha atitude mental positiva, do tipo: “isso é bom e eu quero isso para mim”. Um profissional habilitado na área de hipnose pode, com a autorização do paciente, acessar seu subconsciente e a programação deste, a qual está lá há anos ou décadas, reprogramá-lo e instalar um novo hábito, dessa vez saudável, para que se tenha um estilo e qualidade de vida apropriada e ajustada.

Se a decisão é de tornar-se um não fumante, muito bem, foi dado o primeiro e mais importante passo em direção à liberdade. Lembre-se que a maior das caminhadas começou pelo primeiro passo, e isso corresponde a 51% do sucesso dessa sua nova empreitada, que é se tornar sereno e totalmente desintoxicado do tabaco e de todas as substâncias que compõem o cigarro. Já os outros 49% cabe aos hipnoterapeutas, psicólogos e médicos que usarão de conhecimento e habilidades para ajudá-lo.

É possível que haja recaída? Sim, claro. A recaída é o tendão de Aquiles de quem possui ou trata as dependências químicas – em especial o tabagismo –, porque ao longo do tempo o subconsciente esteve devidamente acomodado, de forma ociosa, com a certeza que estava fazendo o que era melhor e seguro para o indivíduo, na ótica dele, protegendo-o.

Muitas pessoas já fizeram algumas tentativas de se abster do uso do cigarro, prometendo a si mesmo “eu não fumarei mais e este será meu último cigarro”. Contudo, até que ponto isso foi verdade, quanto tempo resistiu à tentação do desejo de fumar um cigarro? Provavelmente resistiu-se alguns dias, semanas ou meses, mas no primeiro momento em que houve uma emoção forte, como um desapontamento ou frustração, a pessoa foi vencida e sucumbiu ao prazer de fumar. Talvez, tenha dito para si “será apenas um”, entretanto, isso é um ciclo, e como haverá um reforço de pensamentos, os cigarros se repetirão e o hábito será reinstalado.

Como a Hipnose atuará na busca da abstenção ao tabaco?

Com a hipnose, vamos conduzir o paciente à cena nuclear ou evento causador inicial, no qual a pessoa sentiu pela primeira vez a emoção e/ou sentimento negativo que o conduziu a fumar seu primeiro cigarro, evitando assim sensações como a rejeição, a falta de proteção, entre outras. Naquela época, a adoção do comportamento de fumar, possivelmente para se sentir aceito ou protegido, foi considerado o mais apropriado e bem-sucedido e claro, evitou que emoções negativas ocorressem novamente. Além disso, há chances de aquele adolescente já ter escutado algumas vezes as pessoas dizerem que fumar acalma.

Para o tratamento do tabagismo, faz-se o uso de diversas técnicas hipnóticas como: imaginação, visualização, imagética, regressão, progressão, entre outras. Como cada caso é único, inicialmente escuta-se a queixa, faz a anamnese e traça-se um programa de tratamento com protocolos talhados e compatíveis com as necessidades de cada um.

Lembrando que os profissionais são apenas os condutores do processo terapêutico e que o sucesso depende unicamente do paciente e de sua atitude mental positiva. Saiba que cada paciente é único e está neste mundo com um propósito: ser feliz e ter o controle de forma saudável das emoções.

Acredite, você é capaz e merecedor de ser feliz!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos