Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Democratas mantêm Senado, mas perdem a Câmara nos EUA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou já na madrugada desta quarta-feira para o provável futuro líder da Câmara dos Deputados, deputado John Boehner, para discutir como encontrar "pontos em comum" sob a nova Casa de maioria republicana.

As eleições legislativas desta terça-feira deram aos republicanos a maioria na Câmara, como previsto, além de mais cadeiras no Senado e a maioria dos governos estaduais.

Obama terá agora que negociar com a oposição para avançar sua agenda de reformas. Segundo comunicado da Casa Branca, Obama disse a Boehner que "espera trabalhar com os republicanos para encontrar pontos em comum, fazer o país avançar e alcançar conquistas para os americanos".

O presidente também ligou para o líder da bancada republicana no Senado, Mitch McConnell, e para a atual presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, que conseguiu a reeleição na Califórnia.

Boehner, contudo, não pareceu tão aberto ao diálogo. Em um discurso emocionado, em que chorou e foi ovacionado aos gritos de "USA" (EUA), o republicano disse que a eleição foi uma mensagem de repúdio a Washington e um recado de que é necessário um governo "menor e mais responsável".

"Não é momento de celebrar, e sim levantar as mangas e trabalhar. Podemos celebrar quando os pequenos negócios voltarem a funcionar, podemos celebrar quando o governo retomar a confiança de seu povo e trabalhar pelos valores que fazem da América, a América", afirmou.

A assessoria de Boehner descreveu a ligação do presidente como "curta mas agradável". "Eles discutiram como trabalhar juntos para tratar as prioridades dos americanos, que na opinião de Boehner são criar empregos e cortar os gastos governamentais", afirma um comunicado divulgado pelo gabinete do líder republicano.

Balanço

Muitas das disputas ainda estão sendo contabilizadas, mas a projeção da rede de TV americana CNN dá aos republicanos ao menos 60 cadeiras adicionais na Câmara dos Deputados. Isto representa o maior ganho do partido desde 1948, quando ganhou 75 cadeiras adicionais.

O jornal "The New York Times" fala em 59 cadeiras perdidas pelos democratas e um saldo de 238 republicanos, 183 democratas e 14 ainda indefinidas. De qualquer forma, o número já passou as 52 cadeiras ganhas por republicanos quando o também democrata presidente Bill Clinton enfrentou as eleições de meio de mandato, em 1994.

Em jogo está não apenas a liderança da Casa, que garante também o poder de definir a agenda de votação. Inclui também as dezenas de comitês que avaliam os projetos de lei antes de incluí-lo no calendário de votação.

Já no Senado, o mapa do "NYT" mostra maioria democrata com 51 cadeiras –o mínimo para a maioria e abaixo das 60 cadeiras necessárias para impedir veto ao debate. Os republicanos já garantiram 46 senadores e há outros 3 indecisos.

O destaque ficou com Nevada, onde Reid venceu após semanas de incerteza na disputa com a queridinha do ultraconservador Tea Party, Sharron Angle. A derrota de Reid seria muito simbólica do crescimento dos republicanos, e principalmente do Tea Party, nas eleições deste ano. Democratas contaram ainda com crucial vitória em Virgínia Ocidental.

Em mais um movimento importante, os republicanos da Flórida (Marco Rubio) e do Kentucky (Rand Paul) tornaram-se os primeiros candidatos apoiados pelo Tea Party a ganhar cadeiras no Senado, garantindo a entrada de visões mais conservadoras na casa. Outra queridinha do Tea Party, a republicana Christine O´Donnell, perdeu a corrida pelo Senado em Delaware e Sharron Angle perdeu o Senado em Nevada.

O Tea Party é um movimento populista de extrema-direita, motivado pela oposição aos impostos, à elevação do gasto público e à reforma migratória.

Em um ano onde a palavra de ordem foi descontentamento, os republicanos reverteram ainda o equilíbrio de forças dos governos estaduais –com ao menos dez conquistas em Estados atualmente democratas (Pensilvânia, Ohio, Michigan, Wisconsin, Iowa, Tennessee, Kansas, Oklahoma, Novo México e Wyoming).

Atualmente, 26 governos são democratas, 23 republicanos e um independente.

As disputas governamentais foram especialmente importantes este ano. Há um número recorde em jogo –37– e é consenso que o governador tem grande influência na disputa presidencial –enquanto mais republicanos, mais difícil será a corrida de Obama pela reeleição.

Recado a Obama

A ansiedade criada com a crise econômica e o descontentamento com o presidente Barack Obama levaram os republicanos a conquistar enormes vitórias que lhes daria uma maioria na Câmara dos Representantes, tirando a porta-voz democrata Nancy Pelosi do cargo e pisando no freio na agenda legislativa de Obama.

A vitória dos republicanos em ao menos uma das casas do Poder Legislativo enfraquece o poder de Obama sobre medidas como a prorrogação dos cortes no imposto de renda e a aprovação de leis de imigração, por exemplo.

Obama assumiu o governo há dois anos, com a esperança de que poderia tirar os EUA da profunda crise econômica. Mas os persistentes altos níveis de desemprego e um deficit de orçamento cada vez maior colocou muitos eleitores contra ele e seus colegas democratas, após eles terem aprovado um custoso pacote de estímulo econômico, doações para as indústrias e reforma dos sistemas financeiro e de saúde.

 

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova