Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia vota hoje título de cidadão paraibano para Jair Bolsonaro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembleia Legislativa da Paraíba se reúne hoje para a 47ª sessão ordinária do ano e um item da pauta chama a atenção. Será apreciado hoje em plenário um projeto de lei proposto pelos deputados estaduais Wallber Virgolino e Cabo Gilberto, do PL, que prevê a concessão do título de cidadão paraibano ao presidente Jair Bolsonaro, que está concluindo seu mandato.

A proposta foi apresentada em 2019, mas somente agora está incluída na pauta de votação.

Como é praxe nestes casos, a justificativa para a honraria, de acordo com os deputados que a propuseram, é reconhecer os “relevantes serviços prestados pelo presidente Jair Bolsonaro ao Brasil e ao Estado da Paraíba”.

A justificativa ainda cita uma ação voltada à Paraíba e datada da época em que foi proposto o projeto. Os deputados mencionam que foi na gestão de Bolsonaro que houve a autorização para contratação de uma operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no importe de até U$ 50 milhões, cujos recursos seriam utilizados para o programa Paraíba Rural sustentável.

Na Paraíba, o candidato mais votado para a presidência da República foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista teve 1.601.953 votos contra 802.502 de Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajará com a família para os Estados Unidos e passsará a virada de ano no no condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. A propriedade, que fica dentro de um resort de luxo, tem como dono o ex-presidente americano Donald Trump. Com a saída do Brasil, Bolsonaro evita passar a faixa presidencial a seu sucessor.

Última semana como presidente

A votação acontece na última semana do atual presidente em seu cargo. No próximo domingo (1º), Lula tomará posse e assumirá o Executivo do país.

Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro presidente brasileiro que tentou a reeleição e não conseguiu um segundo mandato. Ele perdeu a disputa do segundo turno no domingo (30) de novembro para o ex-presidente Lula (PT), que fará um terceiro mandato.

Desde que a reeleição foi instituída, em 1997, todos os presidentes eleitos tentaram reeleição e conseguiram se reeleger. Foram eles: Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma. O ex-presidente Michel Temer, que assumiu após o impeachment de Dilma, não tentou se reeleger.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

Brasil vai sediar copa mundial feminina de futebol, Reuters

Brasil vence concorrência europeia e vai sediar Copa do Mundo feminina de 2027

Luydiane Jamelle 2

Irmãos são condenados por matar e ‘concretar’ corpo de mulher em Pedras de Fogo

amidisecitec (1)

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares