Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Margareth Menezes confirma que vai ser ministra da Cultura de Lula

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A cantora Margareth Menezes afirmou nesta terça-feira (13) que aceitou o convite do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, para ser a nova ministra da Cultura.

“Conversamos e eu aceitei a missão. E recebo isso como uma missão mesmo até porque foi uma surpresa para mim também, até para eu entender o lugar desta minha representação e a necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para levantar o Ministério da Cultura”, afirmou a futura ministra à Folha, ao chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil, sede do gabinete de transição.

Margareth se torna assim a primeira mulher a ser confirmada no futuro governo, que já oficializou cinco homens —todos brancos. A cantora também é a primeira pessoa negra confirmada.

Ela esteve, na manhã desta terça-feira (13), no hotel em que Lula está hospedado em Brasília para uma reunião de algumas horas. Depois, seguiu para o Centro Cultural Banco do Brasil, sede do gabinete de transição, quando anunciou que vai integrar o futuro governo.

Margareth falou à imprensa acompanhada do secretário de Cultura do PT, Márcio Tavares. Ela disse que contará com o apoio dele, indicando que Tavares poderá ocupar algum cargo no ministério. “Vamos trabalhar, trabalhar muito, é muito trabalho. Vou contar com a participação do meu querido Márcio Tavares e de uma equipe também de pessoas competentes nas áreas técnicas”, disse.

A futura ministra, no entanto, não especificou qual cargo será ocupado por Tavares. Ele já foi cotado para ser secretário nacional de Cultura.

“O presidente disse que é de uma importância muito grande e que ele está querendo fazer um Ministério da Cultura forte para atender aos anseios do povo da cultura, do povo do Brasil, pelo potencial que nossa cultura tem, nossa riqueza”, acrescentou a futura ministra.

“Agora é isso, juntar e ouvir todo mundo para a gente levantar primeiro o ministério, fazer a cultura do Brasil voltar ao reconhecimento mundial que sempre teve. Todas as áreas da cultura, as culturas populares, a gente vai reacender.”

A indicação da cantora para ocupar o ministério vinha sendo objeto de críticas no meio artístico, com alguns apontando que ela não seria preparada para o cargo por não ter uma experiência sólida em gestão pública.

Margareth evitou se aprofundar sobre as críticas, respondendo apenas que “a gente tem equipe”.

 

Folha Online

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026