Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Adriano e os bastidores da eleição da ALPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta terça-feira, 7, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino esteve no programa Muito Mais da TV Manaíra e deixou escapar algumas informações importantes sobre a movimentadíssima eleição para a mesa diretora da Casa Epitácio Pessoa. Uma delas é que Tião Gomes, que renunciou à candidatura a presidente, será o candidato a vice na chapa de Branco Mendes, para o primeiro Biênio. Já para o segundo, quando Adriano encabeçará a disputa, o vice ainda está indefinido. A escolha vai recair entre Chico Mendes, deputado novato do PSB e Felipe Leitão, do Progressistas.

Ontem de manhã, Adriano e Branco reuniram seus apoiadores para um café da manhã tão cheio de conversas e articulações que o presidente da ALPB não teve tempo nem de comer. Ele estava até a hora do MM de jejum.

Outro detalhe revelado por Adriano foi de que os Republicanos já têm 29 apoiadores atualmente e devem chegar a 30 até o fim do ano. Mas a meta do presidente é altíssima, ele quer repetir o feito de 2019 quando conseguiu ser eleito por unanimidade. Por isso, fez de conta que não tomou conhecimento das críticas de Eduardo Carneiro e disse que vai buscar uma conversa com o deputado do Solidariedade para fazê-lo desistir da disputa e embarcar no projeto Republicano.

Mas, se formos julgar pela nota emitida por Eduardo na última segunda-feira, essa paz é improvável. O deputado que quer ser presidente da ALPB criticou os Republicanos, acusou o partido de querer monopolizar o controle do legislativo estadual e até mesmo de blefar com a relação de apoiadores. Outro que se mantém candidato contra Branco e Adriano é Inácio Falcão, do PCdoB, que integra também a base do governador João Azevedo.

Taí outro ponto interessante da conversa de Adriano. Ele garantiu que o governador está comprometido com os Republicanos para a presidência da ALPB e que vai ajudar a construir o consenso.

E finalmente uma questão não poderia ficar de fora da entrevista. O apelo público feito pelo presidente do TCE da Paraiba, Fernando Catão surtiu efeito e Adriano garantiu que as contas do ex-governador Ricardo Coutinho de 2018, 2017 e 2016 serão colocadas em tramitação na ALPB que deverá decidir se mantém o entendimento do tribunal de rejeitar os balancetes ou não. Da mesma forma agirá com as contas de 2019 e 2020 de João Azevedo, igalmente reprovadas no TCE. Mas, isso ficará para 2023. Por ora, os deputados vão se ocupar da LDO e também, é claro, da eleição dos presidentes da Casa de 2023 a 2026.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem

Turmalinas

Polícia Civil prende dois investigados por roubar turmalinas e extorquir vítima

Sodiê doces

Sodiê une esforços para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

santaritapeca (1)

Santa Rita recebe peça teatral ZumZumZum – A União Faz a Vida

PM operação semana do trabalhador

Operação prende 30 procurados da justiça por homicídio, roubo e tráfico