Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Entidades afro protocolam repúdio à intolerância religiosa nas eleições da PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Diversas entidades que atuam na luta contra o racismo, a intolerância religiosa e preconceitos correlatos, protocolarão amanhã um documento público no Ministério Público Estadual e Tribunal Regional Eleitoral, na Procuradoria Geral Eleitoral, exigindo que sejam deferidas as devidas reparações político-jurídicas pelas agressões veiculadas nos diversos espaços midiáticos e comunitários da sociedade paraibana. Solicitando, ainda, o deferimento do direito de resposta na propaganda eleitoral gratuita, no horário destinado a ambos os candidatos.

Nos últimos dias, durante a campanha do 2º turno das eleições para governador da Paraíba, tem circulado material (impresso, e-mails e vídeos na internet), desqualificando e desrespeitando as religiões de matriz africana, com a divulgação de imagens associando-as ao culto de “entidades demoníacas”, acrescenta-se o fato de que estas mensagens associam pessoas negras como praticantes do satanismo.

"A divulgação desse tipo de informação distorce a importância histórica e cultural das religiosidades negras, dos Babalorixás e Ialorixás que são guardiões e guardiãs da memória de povos arrancados do continente africano, que foram escravizados no Brasil. Bem como tenta impor uma visão de que a religião dos orixás é falsa, satânica e com prática restrita a população negra. Difundindo, portanto, uma postura intolerante, discriminatória e racista. Faz-se necessário garantir o direito da população paraibana a uma informação desestigmatizante e antirracista acerca das vivências religiosas, culturais e históricas da população afro-brasileira", diz o texto.
 
Assinam o documento: Articulação da Juventude Negra – Paraíba, Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba, FICAB – Federação Independente de Cultos Afrobrasileiros do Estado da Paraíba, Instituto de Referência Étnica – IRE, Movimento Negro Organizado da Paraíba/MNO-PB, Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UFPB/NENN, Rede de Mulheres de Terreiros, INTECAB – Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira, Casa de Cultura Ilê Axé Omi Dewá, CRDH – Centro de Referência dos Direitos Humanos e Ilê Tatá do Axé.
 
O documento será entregue, por representantes das entidades nos seguintes locais e horários:
 
Às 08h30 no Ministério Público Estadual, onde também será pautada uma reunião com o procurador. Local: Rua Rodrigues Chaves, 165, Centro, João Pessoa – PB (vizinho ao Hotel JR)

Às 10h30 no Tribunal Regional do Eleitoral. Local: Avenida Princesa Isabel, 201 – Centro – João Pessoa / PB.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel