Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lula abraça João e Pedro faz cara de paisagem

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O segundo turno das eleições na Paraíba está transcorrendo em ritmo acelerado. De ontem para hoje, muitos fatos políticos aconteceram.

O principal deles foi o anúncio do apoio de Luiz Inácio Lula da Silva ao governador da Paraíba, João Azevedo, que disputa a reeleição contra Pedro Cunha Lima do PSDB.

Lula e João se encontraram em São Paulo num evento que reuniu governadores, senadores e lideranças aliadas do candidato do PT à presidência. João havia feito um discurso e prometido aumentar a margem de votos de Lula na Paraiba no segundo turno. Aqui, o petista teve 64,21% dos votos contra 29,62% de Jair Bolsonaro no primeiro turno.

Depois que acabou o evento, Lula gravou um vídeo ao lado de João, explicou que tinha um compromisso com Veneziano Vital do Rego no primeiro turno e pediu a todos os eleitores do PT que escolham também João Azevedo no dia 30 de outubro na Paraíba. Usou até o slogan de campanha do candidato do PSB se referindo a ele como um governador de verdade e dizendo que João será um parceiro de verdade caso o PT vença a eleição presidencial.

Aqui na Paraíba, o diretório do PT aprovou o que podemos chamar de apoio crítico a João no segundo turno. Apesar de deixar claro que há divergências com a gestão estadual, o presidente da sigla, Jackson Macedo, divulgou que a decisão foi unânime de seguir com João Azevedo no segundo turno. O partido havia se dividido na primeira etapa da eleição: oficialmente esteve com Veneziano, mas Frei Anastácio, Anisio Maia, Giucelia Figueiredo e lideranças ligadas a eles pediram votos para João. Agora, se dá algo incomum no PT paraibano: todos concordaram com a aliança com João.

Do outro lado da eleição, Pedro Cunha Lima recebeu hoje os apoios do deputado estadual reeleito Taciano Diniz e mais quatro prefeitos Marcelo Matias, de Pilõezinhos; Pedro Caetano, de Bom Sucesso; Tácio Samuel, de Curral Velho; e Messias Simão, de Manaíra.

Pedro reluta em dizer se apóia Bolsonaro, mas depois do anúncio de Lula, independente dele verbalizar ou não, o eleitor bolsonarista já se prepara para apertar 45 na urna eletrônica. Mas é preciso destacar que Nilvan Ferreira e outros defensores do bolsonarismo esperam uma sinalização formal de Pedro para Bolsonaro antes de fechar uma composição. Se o tucano continuar em cima do muro, é possível que o eleitorado mais conservador fique zangado com a neutralidade de Pedro e decida ficar neutro também na eleição estadual.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

bayeuxsolidaria (1)

Sem ajuda de políticos, população de Bayeux coleta 30 toneladas de doações ao RS

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE