Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Como conhecer os 710 candidatos desta eleição 2022?!…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Referimo-nos, por óbvio, só ao caso da Paraíba. E, neste específico caso, é isto mesmo: são 710 candidatos registrados no TRE-PB para as 49 vagas existentes para a representação dos paraibanos no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa! 

Detalhando: 464 nomes concorrem às 36 cadeiras de deputado estadual; 238 outros nomes disputam as 12 vagas de deputado federal; e 8 concorrem a 1 única vaga de senador! 

Como fazermos, então, para conhecer todos, inteirando-nos, portanto, de suas trajetórias de vida para definirmos nosso voto?!… E nem falamos que para o cargos de governador e vice, há 16 nomes (8 pra governador e 8 pra vice, obviamente…). Também nem falamos que para o mandato de senador há, pra cada candidato, outros 2 nomes: 1 como 1º suplentes e 1 como 2º suplente!… É gente demais, hein?!…

 Ter gente (candidatos) demais não seria o problema!… O problema está na impossibilidade de sabermos e sobretudo conhecermos quem são todos estes mais de 700 candidatos, que buscam apresentarem-se à população em praticamente só um mês de campanha, vez que muitos deles – pra não dizer “a maioria” – são politicamente desconhecidos, principalmente porque nunca exerceram mandato político. E também vários dos que já foram candidatos em eleição ou eleições anterior(es), tiveram desempenho tão pífio que acarreta questionamento do tipo: “Que está fazendo aí?!… Ora! Teve ínfima votação pra vereador(a) e agora se candidata a deputado?!…”.

A propósito, cabe aqui, mais uma vez, lembrar o caso do candidato a Presidente da República, agora pela 6ª vez, José Eymael, que em 2018 ficou em 12º lugar com 1,2% dos votos, contra os 46% de Jair Bolsonaro, no 1º turno. 

Este tema trazemos, de novo, para a avaliação dos leitores, porque, no guia eleitoral que está sendo mostrado neste momento e que o estará até o dia 29 deste mês, vai ser difícil oportunizar que todos os 710 candidatos a cargos do Legislativo apresentem-se, mesmo que o fosse só pra imitar aquele antigo candidato a Presidente da República que dizia “Meu nome é Enéas”. E mais difícil está porque alguns dos candidatos paraibanos de hoje não anunciam só o nome… mencionam também o “sobrenome”, tipo José do “Muro”, Piãozinho do “Abacaxi”, Severina da “Macaxeira”… e por aí vai”!…

De igual modo voltamos a insistir neste tema com a expectativa  de que os que sejam eleitos, especialmente para o Congresso Nacional, lá se articulem em prol da mudança de nossa legislação eleitoral  a fim de que nela sejam criados critérios (além daqueles de apenas ser brasileiro, idade e filiação partidária) que proporcionem mais seletividade para o registro de candidaturas. E que nessa mudança também haja mais rigor para a criação/reconhecimento  de Partido Político, porque mesmo em uma Democracia, por mais ampla que seja, essa quantidade de mais de 30, hoje registrados, “é partido demais!”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rioguaiba (1)

Guaíba chega a 5,20 m, e moradores precisam abandonar bairro em Porto Alegre

joaovereadcg (1)

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 41,2 milhões para festas de São João

triciclo (1)

Emlur entrega triciclos elétricos de carga para associações de coleta seletiva

Reunião da CCJ da Assembleia

Comissão de Justiça da Assembleia aprova pagamento de incentivo a servidores da saúde

Dilma anuncia doações para o RS

Dilma anuncia liberação de R$ 5,7 bilhões do Banco do Brics para o RS

fabio_tyrone

Justiça manda Fábio Tyrone fazer o repasse integral do duodécimo da Câmara de Sousa

Nominando Diniz, presidente do TCE

Presidente do TCE recebe nesta 4ª aprovados no concurso de Conde: “Têm direito à contratação”

Trauma de JP 2

Embolia pulmonar matou vítima do desabamento da UP Garden, diz diretor do Trauma

Marcella e Carina Ramalho

Empresárias promovem inovação e incentivo à liderança feminina na construção civil da PB

Tartaruguinhas nascem no litoral da Paraíba, imagem Elton Dantas

Mais de 12 mil tartarugas nascem no litoral da Paraíba e são soltas no mar