Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Os números do IPEC a pouco mais de um mês das eleições

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os números da pesquisa Ipec foram divulgados nesta segunda, 29 de agosto pela Rede Paraíba de Comunicação. Ipec é um instituto de pesquisa formado por ex-executivos do Ibope, que fechou as portas no ano passado. Muita gente pensa que o Ibope fracassou por causa de questionamentos aos resultados de pesquisas mas o encerramento das atividades não teve nada a ver com isso. O que fez o Ibope acabar foi um termo de licenciamento da marca que durou 79 anos.

Bom, mas vamos aos números. Para o Governo da Paraíba, o Ipec indica a vantagem do atual governador Joao Azevedo, que disputa a reeleição. Ele tem 32% das intenções de voto. Quando chegamos ao panorama de segundo lugar, um empate triplo aparece. Pedro Cunha Lima do PSDB tem 16%, Nilvan Ferreira do PL tem 15% e Veneziano Vital do Rêgo, 14%. É um quadro de empate técnico.

O IPEC, assim como os outros dois institutos que realizaram levantamentos sobre as eleições na Paraíba indicam o mesmo cenário: João Azevedo lidera, mas a corrida pelo Palácio da Redenção só será definida no segundo turno. João tem adversários fortes que não podem ser subestimados e ele precisará ter cuidado na campanha para não se envolver em grandes polêmicas porque sua vantagem não é confortável. Igualmente os três adversários. Pedro, Nilvam e Veneziano têm ótima capacidade argumentativa.

Quanto ao Senado, a situação é peculiar. Ricardo Coutinho lidera , mas está inelegível. Não há sinal de que o STF vá julgar os recursos do petista e reverter essa condição que lhe foi imposta pelo TSE em 2020. e mesmo que julgue os recursos, não há garantia de que Ricardo consiga ser elegível. Enquanto isso, ele toca a campanha com naturalidade enfatizando tanto quanto pode que é candidato sim e não existe plano B.Mas existe. Quando faltar 20 dias para as eleições, se continuar inelegível, Ricardo provavelmente vai retirar seu nome e indicar uma substituta. Falo no feminino porque será Amanda Rodrigues, a esposa, que terá essa missão.

Com esse quadro emocionante envolvendo Ricardo, Efraim já está fazendo festa e pensando no terno da posse. Mas, é bom lembrar o óbvio: o jogo só termina quando o juiz apita. efraim, pelo IPEC, tem 20%. Em terceiro aparece Pollyana Dutra, do PSB, que impressiona por ter surgido dia desses e já incorporar o peso que tem um governo. Claro que há também o talento da própria ex-prefeita, mas num curto espaço de tempo ela já aparece com metade dos votos manifestados a Efraim que está em campanha há mais de um ano. Bruno Roberto, com todos os vídeos e as menções ao presidente Jair Bolsonaro ficou com 5%.

Impressiona também que Sérgio Queiroz (PRTB) e Manoel Messias (PCO) tenham empatado cada um com 2%. Manoel não apareceu ainda na campanha. Não foi a nenhuma entrevista nem debate. Sem querer desmerecer, mas apenas analisando um fato concreto: ninguém sabe quem é ele. Sergio Queiroz é um pastor de protagonismo há décadas na Paraiba que tem cumprido uma agenda intensa e utilizado sua oratória qualificada para se destacar na imprensa. Finalmente, André Ribeiro (PDT) e Alexandre Soares (PSOL) ficaram com 1%. Pouquíssimo para a capacidade apresentada por ambos nos debates e entrevistas. Sem falar que PSOL e PDT não são partidos pequenos… esses dados são de estranhar

Votos brancos e nulos corresponderam a 18% entre os eleitores paraibanos para o Senado e aqueles que não sabem ou não responderam foram 13%.

Estamos a pouco mais de um mês das eleições. O tempo é curto para mudanças consistentes nas intenções de voto. Sendo assim, para o Governo, os três candidatos que querem estar no segundo turno terão que se movimentar para conseguir atrair mais eleitores. Resta saber se vão mirar a artilharia uns nos outros ou se partirão para o alvo João Azevedo.

No que diz respeito ao Senado, Efraim parece estar contando mais com os obstáculos jurídicos de Ricardo Coutinho que propriamente em rivalizar com o adversário. Talvez porque tenha dificuldade em bater no Mago de quem não faz muito tempo era aliado próximo. E como Ricardo deixou claro no debate da Band, ele sabe o que todos fizeram no verão passado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

joaoazevedoclose

João Azevêdo não vê manobra da base aliada em aprovação da ‘desconvocação’ de secretário na ALPB