Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Emergências cardiovasculares: saiba quando é hora de buscar ajuda no pronto-socorro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, uma morte a cada 90 segundos.

As doenças cardiovasculares representam 2,3 vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência) de morte e três vezes mais que as doenças respiratórias. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima, inclusive, que cerca de 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração até o fim do ano.

Com tantos dados que assustam, quando saber se você está diante de um quadro de emergência e é hora de buscar ajuda no pronto-socorro? Há algumas situações clínicas que exigem socorro rápido e não podem esperar. São elas:

  • crises hipertensivas; 
  • arritmias cardíacas; 
  • doenças isquêmicas do coração (diminuição da circulação nas artérias do coração devido a placas de gordura);
  • doenças vasculares, como infarto do miocárdio (ataque cardíaco que ocorre em decorrência de um trombo que obstrui a artéria) e acidente vascular cerebral (derrame cerebral); 
  • e parada cardiorrespiratória.

Dor no peito é sintoma de alerta

Existem também há alguns sinais do coração que indicam ida ao pronto-socorro mais próximo. Dor no peito é um sintoma de alerta, principalmente se durar mais de cinco a dez minutos, aumentar a intensidade, piorar com o esforço físico ou estresse emocional. 

Desconforto entre a mandíbula e o umbigo é de origem cardíaca até que se prove o contrário. Alterações dos batimentos, inchaço e falta de ar podem ser devido a arritmias ou insuficiência cardíaca.

Há ainda outros sinais que exigem alerta. Tontura, alteração na fala e da visão, confusão mental e perda da consciência podem ser causados por um derrame cerebral. 

Já dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea, dor que irradia para as costas, o rosto e os braços, suor frio, palidez, dor no abdome, como uma sensação de gastrite, e, em casos extremos, o desmaio, podem ser sintomas de infarto.

IMPORTANTE: diante de um desses quadros, é importante controlar a ansiedade e o estresse. Ficar nervoso, ansioso e estressado pode complicar ainda mais a situação e faz a pessoa perder tempo, que, em situação de emergência médica, pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Conheça outros sinais que exigem preocupação 

  • Doenças isquêmicas do coração (angina e infarto) que se caracterizam por dor no meio do peito, que irradia para braços, pescoço e costas, por 10 a 15 minutos. É frequente a pessoa ter esses sintomas e achar que não é nada, ou confundir com outros problemas de saúde. Na dúvida, procure orientação médica.
  • A angina e o infarto podem ser desencadeados pela atividade física e, em geral, os sintomas melhoram com repouso. A pessoa também pode sentir enjoo, falta de ar e fraqueza.

Diante desses sinais, a pessoa deve se deitar ou sentar, como achar mais confortável, e chamar o serviço médico de urgência, ou ser levada ao hospital mais próximo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino