Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“Sem Moro e Dória, Bolsonaro e Lula cresceram… e Ciro não?!”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foi este (como consta no título destes escritos e embora com outras palavras) o questionamento feito por um leitor, identificado simplesmente como “Progressista”, em relação ao artigo anterior em que também perguntávamos “como 8% venceria 32%?” (resultado  de pesquisa para o 1º turno) e nos  aludindo a um cenário de 2º turno entre Ciro (52%) e Bolsonaro (36%), como divulgado pelo DATAFOLHA.

Naquele artigo terminamos com o informe de que, em declaração pública, Bolsonaro dissera: “Você acredita em DATAFOLHA?”. E, de nossa parte, emendamos: “Qual sua resposta, leitor(a)?!…”.

Pois, bem! O leitor identificado como “Progressista” textualmente expressou: – “A resposta para essa pergunta é fácil. Chama-se de REJEIÇÃO, o que Bolsonaro e o PT têm de sobra. Mas a pergunta certa é ´como Lula e Bolsonaro cresceram depois da saída de Moro e Dória, e o Ciro não?´ Isso não faz sentido!”.

Quer dizer: aquele leitor opinou que, apesar da rejeição por ele mesmo apontada em relação a Bolsonaro e o PT, haveria algo não convincente no resultado da pesquisa.

Baseado nas múltiplas pesquisas eleitorais que o Brasil tem acompanhado já há anos, somos do entendimento de que, como os próprios diretores dos respectivos Institutos declaram, “seus resultados correspondem a uma fotografia do momento”. E esses Institutos, eles mesmos, divulgam qual o índice de confiança em seus resultados, inclusive apontando a variação que pode ocorrer para mais ou para menos. E tantos quantos tiveram a oportunidade de, em curso de graduação, estudar a disciplina “metodologia das pesquisas” com as orientações, até, de como escolher suas amostras para que o resultado bem se aproxime da realidade (a fotografia do momento), têm a compreensão de que os índices divulgados não são “forjados”, isto principalmente em defesa da credibilidade da marca de cada Instituto. Forjando tais resultados, a consequência para os Institutos seria desastrosa porquanto o descrédito faria a fuga dos clientes, significando o encerramento de suas atividades.

Com estas considerações, encerramos este texto repetindo o que expressamos anteriormente e também ao concluir o anterior: – “No noticiário recente consta até que Bolsonaro, em declaração pública, questionou: ´Você acredita em DATAFOLHA?´. Qual sua resposta, leitor(a)?!…”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos