Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após novo aumento do diesel, Sintur-JP cobra discussão sobre modelo de custeio do transporte

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Sintur-JP diz que não há nenhuma movimentação para aumento de tarifa em João Pessoa, mas reforça a necessidade de discutir com a gestão municipal um plano de ação para enfrentar a crise

O mais recente aumento no preço do óleo diesel nas refinarias, de 8,9%, concedido pela Petrobras, fragiliza mais ainda a situação financeira das empresas que operam o serviço de transporte público em João Pessoa. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), o resultado dos constantes aumentos de custos sem a devida remuneração é a queda na qualidade da prestação de serviço para os passageiros e falta de investimentos.

O diesel é o segundo maior custo da operação. De acordo com dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), somados aos reajustes anteriores do combustível, o combustível já subiu 47% só este ano e 80,9% nos últimos doze meses (junho/2021 à maio/2022), gerando um impacto acumulado nas tarifas de 15,4%.

O Sintur-JP diz que não há nenhuma movimentação para aumento de tarifa em João Pessoa, mas reforça a necessidade de discutir com a gestão municipal um plano de ação para enfrentar a crise.

“Nós não temos ambiente para pleitear um aumento de tarifa. Nossa população não suportaria. O que precisamos, de forma urgente, é sentar à mesa com a gestão municipal e discutir um plano de ação que busque a qualidade e até mesmo a segurança na manutenção da prestação do serviço”, afirmou o diretor-institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira.

Na capital, o passageiro pagante é a única fonte de renda do setor. Isso significa que, com a tarifa de R$ 4,40, o passageiro pagante acaba custeando o seu próprio deslocamento, as gratuidades, os custos e a remuneração das empresas operadoras.

Essa forma de custeio do transporte coletivo vem sendo questionada e discutida há tempos em todo o país. Segundo dados da NTU, antes da pandemia, apenas Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM) tinham subsídios à tarifa. Hoje, outras cidades já estão “dividindo” esta conta com os passageiros, como Fortaleza, Maceió, Goiânia, Florianópolis.

“Outra forma de aliviar o setor, reduzindo a pressão dos custos que várias outras cidades já adotaram, é a isenção total de impostos e taxas incidentes sobre o transporte coletivo. Como não há uma fórmula única para conferir qualidade ao setor, vale copiar bons exemplos, tendo em mente que a responsabilidade deste serviço essencial à população é responsabilidade tanto dos gestores, quanto das concessionárias e da própria população ”, acrescentou o diretor do Sintur-JP.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional deve anunciar candidatura de Cartaxo, após operação inviabilizar aliança com Cícero

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira