Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Conheça nove mitos sobre pressão alta  e por que você NÃO deve acreditar neles

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A hipertensão arterial afeta entre 30% e 35% da população brasileira acima de 18 anos. Já entre a população idosa, o percentual de pessoas com pressão alta, como a doença é popularmente conhecida, chega a 60%. Questões sobre alimentação, prática de atividade física e utilização de remédios deixam muita gente em dúvida. Para derrubar nove mitos sobre o tema, fiz uma lista com alguns mitos mais difundidos, explicando  porque não passam de informação equivocada.

Mito 1 Não tenho na família ninguém com hipertensão arterial, sendo assim também não serei hipertenso.

A herança genética é a maior causa de hipertensão. Quem tem um dos pais hipertensos tem 30% de chance de também se tornar hipertenso. Se a herança é de pai e de mãe, o risco de ser hipertenso é em torno de 60%. Se a essa herança se soma também ganho de peso, excesso de sal, estresse e sedentarismo, as chances de hipertensão são de quase 100%. Mas há pessoas que mesmo sem herança genética podem ter hipertensão. A exposição ao estresse e a ingestão exagerada de sal contribuem sobremaneira para a instalação da hipertensão arterial nas pessoas geneticamente predispostas.

Mito 2 A hipertensão arterial só acomete adultos acima de 50 anos. 

A pressão alta é uma doença traiçoeira e democrática. Traiçoeira porque não dá sintomas; democrática porque se manifesta em qualquer idade. Afeta crianças, adultos e idosos, os dois sexos e qualquer etnia (branca, negra, amarela). Mas ao menos 50% dos homens e mulheres acima dos 50 anos de idade apresentam hipertensão. Aos 60 anos, esse percentual sobe para 60% e, daí em diante, não para de crescer. 

Mito 3 – Não preciso tomar meus remédios todos os dias, só devo tomar quando a minha pressão estiver alta – MITO

O paciente nunca deve parar de tomar os remédios por conta própria, pois a pressão arterial ficou controlada justamente pelo efeito do medicamento. Caso deixe de tomar a medicação, o paciente pode ter crises hipertensivas, além do risco muito grande de Acidente Vascular Cerebral (derrame cerebral). Por isso é importante que se tome o medicamento de uso contínuo.   

Mito 4 – A redução do consumo de sal já é suficiente para a prevenção da hipertensão arterial 

Para o bom controle da pressão arterial, algumas medidas não farmacológicas são importantes e vão além da moderação do sal nos alimentos. São ações como evitar tabagismo, reduzir o consumo de açúcar, diminuir a ingestão de álcool, iniciar um programa de atividade física após a liberação pelo médico, gerenciar o estresse e dormir um sono de qualidade. Em alguns casos, é necessário o uso de medicamento quando prescrito pelo médico.

Mito 5 – A hipertensão arterial na maioria das vezes tem cura 

A hipertensão arterial, na maioria das vezes, não tem cura, mas tem controle. A maior parte das pessoas que têm pressão alta apresenta a chamada hipertensão arterial sistêmica, primária ou essencial, ou seja, sem uma causa reversível identificada.

 Mito  6 – Não preciso me preocupar com o açúcar na dieta já que só tenho pressão alta.

O consumo excessivo de açúcar está relacionado ao desenvolvimento de hipertensão a longo prazo. A principal teoria é que o sobrepeso, que está associado ao açúcar em excesso, acaba levando à hipertensão.  

Mito  7 – Somente o médico sabe aferir minha pressão arterial, não vale a pena fazer medidas residenciais.

A verificação da pressão arterial fora do consultório pode ser útil para a confirmação e para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica.

Mito 8 – Atividade física está contraindicada para pacientes hipertensos com controle adequado da pressão com medicação. 

A atividade física é hoje a arma consagrada contra a hipertensão. Além disso, ela ajuda também a baixar colesterol, glicose e outras taxas. Praticar esporte ajuda a regular o sistema nervoso simpático, que é responsável pela pressão arterial.  

Mito 9 – Remédio bom para hipertensão arterial tem que ser caro, caso contrário não funciona. O remédio bom para o hipertenso é aquele que é adequado para o tipo de hipertensão. O remédio pode ser, muitas vezes, barato e até mesmo fornecido pelo governo federal. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre