Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Transtorno de ansiedade: sem tempo para o presente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Amanhã pode ser a entrevista para o emprego dos sonhos; o dia daquele encontro tão aguardado; o momento reservado à exposição pública do seu trabalho de pesquisa; ou, quem sabe, a data de viajar a bordo de um avião. Para alguns, circunstâncias consideradas até simples. Mas, na vida de muitas pessoas, são situações capazes de despertar gatilhos de ansiedade, medo, estresse e pânico, devido a um transtorno cada vez mais abrangente e assustador.

​Antes mesmo da pandemia, o Brasil ganhara o título de campeão de ansiedade, conforme relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). Pra variar, as mulheres lideram o ranking, em proporção bastante superior ao universo masculino. Em meio à conjuntura pandêmica, o quadro agravou-se intensamente.

​Ansiedade, medo e estresse permeiam vidas e sensações que andam juntinhas. Embora tenham significados diferentes, as características fusionam-se de tal forma que a tríade parece sempre inseparável. Afinal, como falar de ansiedade sem pensar no medo do que pode acontecer em lampejos de segundos? Ou daqui a um, dois, três … dez anos? Essa carga de sentimentos negativos gera estresse, inflando ainda mais os níveis de ansiedade.

​A pessoa com transtorno de ansiedade apresenta forte dificuldade para viver o “aqui agora”. O medo do futuro a paralisa, engessa, deixando-a em lugar de profundo desconforto. Esse sofrimento pode tornar-se insuportável quando associa-se à depressão e melancolia. É que, nesses casos, a relação com o passado também costuma dar sinais desalentadores.

​ Submerso às crises de ansiedade e depressão, o ser humano cai na esparrela de ocupar-se tão somente com o passado e futuro. Esquece o presente, que logo será passado. E o futuro? Ah, depende muito daquilo que se constrói hoje, sobretudo nos quesitos qualidade de vida, relações humanas e empreendimento de esforços.

​Nunca será fácil fugir das “armadilhas da vida”, como disse Milton Nascimento, na sua memorável “Caçador de mim”. A relação disfuncional com o passado e o medo demasiado do futuro afligem a existência humana. São fontes de angústia. Sobretudo em tempos de bombardeios de informações, falsas e verdadeiras.

Se antes o indivíduo sofria apenas com imagens de algo que acontecia quase à sua porta, atualmente internaliza cenários de violência, miséria, doença e desumanidade, a todo instante, em qualquer local. Não é fácil controlar as emoções, tampouco o medo, estresse e ansiedade.

Mas há algumas recomendações capazes de atenuar, consideravelmente, o transtorno de ansiedade. Claro que muitas delas já se sabe até desenhar. Só falta aprender, antes de partir imediatamente para os diversos fármacos, oferecidos, às vezes , inadequadamente. Esses medicamentos podem gerar sérios prejuízos à memória, sexualidade e ao desenvolvimento psicomotor, além de causar dependência e ganho de peso.

Vale a pena, portanto, incorporar hábitos saudáveis: praticar exercícios físicos, sair com amigos, experimentar uma psicoterapia, meditar, ler, buscar aquilo que enche a alma de satisfação e prazer. A vida pode até pregar peças, mas, quando alimenta-se mente e corpo de forma adequada, as coisas passam a fluir mais leve a agradavelmente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Nota fiscal, secompb

Compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios

João Azevêdo, foto nova 2024

João inaugura obras em cidades do Sertão nas áreas de infraestrutura e educação

bayeuxsolidaria (1)

Sem ajuda de políticos, população de Bayeux coleta 30 toneladas de doações ao RS

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima