Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo Federal cede área territorial do Porto de Cabedelo à Companhia Docas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Governança e Patrimônio da União – SPU, cederá toda a área continental do Porto de Cabedelo à Companhia Docas da Paraíba. O acordo será firmado na próxima terça-feira (19), durante solenidade de assinatura de contrato de Cessão em Condições Especiais. Com a oficialização do pacto, toda arrecadação do porto deverá ser revertida em investimentos de infraestrutura no próprio porto.

O espaço territorial ocupado pelo complexo portuário em Cabedelo está avaliado, atualmente, em mais R$ 160 milhões. A área é de propriedade da União e há quase 20 anos vem tramitando um processo para regularizar o uso do espaço pela Companhia Docas junto ao Governo Federal. Em 2020, a SPU, dentro dos trabalhos de modernização em seus procedimentos, editou uma série de normas que desburocratizaram a cessão de áreas da União para fins de desenvolvimento econômico, o que possibilitou o acordo que será firmado agora.

O contrato leva em consideração a portaria da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, nº 7.397, de junho de 2021, que instituiu o regime especial de governança de destinação de imóveis da União. De acordo com o superintendente da SPU na Paraíba, Arthur Navarro, é exatamente esse regime que define a destinação do valor obtido com as movimentações portuárias.

“Em vez de serem destinados à União, esses valores serão reinvestidos no próprio porto, favorecendo sua modernização e qualificação, aumentando seu potencial competitivo e, consequentemente, propiciando desenvolvimento econômico local”, destacou. Com o contrato de cessão, o Porto de Cabedelo se tornará o primeiro do Brasil a ter 100% das áreas continentais regularizadas.

MOVIMENTAÇÃO – Só em 2021, o complexo portuário em Cabedelo movimentou, em cargas, cerca de 1,3 milhão de toneladas de gêneros como combustíveis, grãos e coque de petróleo (petcoke), beneficiando diretamente a economia da Paraíba e parte de municípios dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

“Tivemos uma vistoria em outubro e esse foi um dos passos finais para concretizarmos a cessão das áreas. Foi um processo longo, mas, com o trabalho de muitas mãos, pudemos preencher as lacunas e finalmente daremos mais um grande passo para tornar o nosso porto ainda maior”, disse a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

PROCESSO – A regularização das áreas da poligonal do Porto de Cabedelo foi iniciada em 2004, em cumprimento ao previsto no Convênio de Delegação nº 09/97, celebrado entre o Ministério dos Transportes e o Estado da Paraíba, para a exploração do Porto de Cabedelo.

O contrato de cessão envolve as áreas primária e secundária da poligonal do Porto, que estão divididas em outras sete áreas – sendo duas na primária, e cinco, na secundária. O processo de regularização cartorária das áreas da poligonal também possibilitará maior segurança jurídica às empresas que assinam contratos de arrendamento com o porto organizado.

PRESENÇAS – A solenidade para assinatura de contrato de Cessão em Condições Especiais, que acontecerá na próxima terça-feira, no Porto de Cabedelo, tem prevista a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; do secretário Nacional de Portos (SNPTA), Diogo Piloni; do secretário Adjunto de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), Martim Ramos Cavalcanti; do diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos (SNPTA), Otto Burlier; além de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Capitania dos Portos e da comunidade portuária.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

joaoazevedoclose

João Azevêdo não vê manobra da base aliada em aprovação da ‘desconvocação’ de secretário na ALPB