Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caminho de conversão, caminho de irmãos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Estamos prestes de dar início ao tempo da quaresma, o tempo que nos é dado para vivenciar uma preparação longa para a Páscoa do Senhor. Trata-se de um caminho amoroso oferecido por Deus, um caminho de conversão, junto com os irmãos. Através da liturgia da Igreja, este tempo nos convida ao empenho da oração, do jejum e da prática da caridade. Nas palavras do Papa Francisco, a quaresma é “um tempo propício para nos prepararmos para celebrar, de coração renovado, o grande Mistério da morte e ressurreição de Jesus, cerne da vida cristã pessoal e comunitária. Com a mente e o coração, devemos voltar continuamente a este Mistério. Com efeito, o mesmo não cessa de crescer em nós na medida em que nos deixarmos envolver pelo seu dinamismo espiritual e aderirmos a ele com uma resposta livre e generosa.” E neste ano, esse tempo de conversão é acompanhado pelo forte apelo de paz entre os conflitos da Rússia com a Ucrânia. A conversão do mundo passa pela nossa oração!

Sabemos que o tempo quaresmal é um tempo especial de escuta do Senhor, da Sua Palavra. Acolhendo a Palavra de Deus e todos os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo durante esse tempo penitencial, o Senhor nos levará ao fruto da conversão: “Quanto mais nos deixarmos envolver pela sua Palavra, tanto mais conseguiremos experimentar a sua misericórdia gratuita por nós. Portanto não deixemos passar em vão este tempo de graça, na presunçosa ilusão de sermos nós o dono dos tempos e modos da nossa conversão a Ele.” (Papa Francisco). A Páscoa desabrochará na vida de cada um, como tempo da ressurreição e da plenitude da vida.

E como todos os anos, a Igreja apresenta no tempo da quaresma um tema para ser vivenciado e aprofundado na Campanha da Fraternidade. Neste ano a CF nos chama a olharmos para o tema da Educação.  A educação das pessoas cria um mundo novo, marcado pela justiça e paz. Quando realmente nos convertemos ao Senhor, Ele mesmo nos leva ao socorro dos nossos irmãos, nos constituindo bons samaritanos para as dores e os sofrimentos dos homens e mulheres deste tempo. A apresentação do texto-base afirma que a realidade da educação interpela e exige profunda conversão de todos. “Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania. O documento convida a todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz”, diz um trecho.

Que o caminho quaresmal que iremos trilhar com o Senhor, que já venceu o nosso pecado e a nossa morte, nos ajude a perceber os horizontes transformadores de Sua Graça em nosso viver. O Senhor caminha conosco! A cruz de Cristo que se põe diante dos nossos olhos não é sinal de desânimo e desesperança, mas significa a força que precisamos para retornar para o Senhor Ressuscitado e para o cuidado de nossos irmãos. Uma santa Quaresma para todos!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos